- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Não há 'jogo' geopolítico no projeto de gás de Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão, diz Lavrov

© AP Photo / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de conferência sobre relações internacionais, em Moscou, na Rússia, em 14 de abril de 2022
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de conferência sobre relações internacionais, em Moscou, na Rússia, em 14 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2022
Nos siga no
Neste sábado (10), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que não há nenhum "jogo" geopolítico por trás da ideia de criar uma união de gás entre a Rússia, o Cazaquistão e Uzbequistão.
A declaração de Lavrov ocorreu durante entrevista à emissora cazaque Khabar 24.
"A iniciativa de criar um projeto de gás 'triplo' entre a Rússia, o Cazaquistão e o Uzbequistão está agora em discussão. Os analistas, especialmente no Ocidente, começaram prontamente a dizer que se trata de algum tipo de jogo político ou geopolítico. Não há jogo aqui", disse o chanceler.
Os três países vizinhos compartilham um sistema de transporte de gás e estão interessados no fornecimento ininterrupto de gás, considerando os picos de consumo sazonais, disse o ministro.
"Li recentemente um relato sobre uma súbita escassez de energia no Uzbequistão. Este é um exemplo claro que prova que é necessário usar nossas vantagens para resolver questões práticas no interesse dos nossos cidadãos, sem qualquer politização ou ideologia", acrescentou Lavrov.
© Sputnik / Aleksei Nikolsky / Acessar o banco de imagensVisita de trabalho do presidente russo Vladimir Putin ao Cazaquistão
Visita de trabalho do presidente russo Vladimir Putin ao Cazaquistão - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2022
Visita de trabalho do presidente russo Vladimir Putin ao Cazaquistão
Em 28 de novembro, o presidente russo, Vladimir Putin, em um diálogo com o seu equivalente cazaque, Kassym-Jomart Tokaev, em Moscou, discutiu a criação de uma "união tripla do gás" com a participação do Uzbequistão para coordenar ações durante o transporte de gás russo através dos territórios de Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала