- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Do campo ao metaverso: agronegócio ganha nova plataforma virtual em 2023

© AP Photo / Andre PennerTrabalhadores conduzem tratores dentro de campo de soja no Mato Grosso, em 27 de março de 2022
Trabalhadores conduzem tratores dentro de campo de soja no Mato Grosso, em 27 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2022
Nos siga no
Especiais
Não há dúvidas de que o agronegócio é um dos setores vitais da economia brasileira, tanto para o mercado interno quanto para o externo. Segundo dados do Ministério da Agricultura, somente no mês de novembro as exportações do setor chegaram a US$ 12,65 bilhões (R$ 65,59 bilhões), com milho e açúcar como os insumos mais requisitados.
O segmento ganha agora um metaverso para fincar suas bandeiras. A plataforma Brasil Agriland traz, a partir de 2023, um espaço de relacionamento, auditórios, salas de reuniões e outros ambientes — uma iniciativa inédita para quem tem interesse no setor.
Em entrevista à Sputnik Brasil, Bruno Wegmann, CEO do Brasil Agribusiness, empresa criadora do metaverso, explica que a intenção do espaço é criar um universo virtual dentro do agronegócio, uma nova forma de comunicação não apenas com o setor, mas também com os consumidores. A ideia é usar experiências imersivas com recursos de gamificação e entretenimento.

"Concebemos o metaverso em um conceito de trilhas. Há as principais cadeias produtivas representadas no nosso universo virtual. Essas cadeias vão ter representantes a partir das associações setoriais de cada cadeia. Essas associações vão poder, por meio de uma trilha que desenvolvemos, apresentar diversos conteúdos relevantes do processo produtivo. Então serão conteúdos mais abrangentes, que vão tratar de tecnologia, de alimentação, de saúde, de pesquisa e desenvolvimento, de agricultura regenerativa, de sustentabilidade. Há diversas temáticas dentro dessa trilha, em que as associações vão abordar seus conteúdos [...] até chegar no produto final de consumo. Então é toda a cadeia sendo explicada por meio de conteúdos interativos, para que tanto o produtor quanto o consumidor final tenham essa dimensão de todo o processo que se dá até o produto chegar à mesa", descreveu Wegmann.

Jabuticaba Sem Caroço #168 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Jabuticaba Sem Caroço
Será o agrotech a reinvenção do agronegócio brasileiro?
Segundo o CEO, há três fases de lançamento do Brasil Agriland.
Na primeira, que será lançada em janeiro, a plataforma traz todo o conceito das cadeias produtivas e das trilhas, além dos espaços exclusivos para se tratar dos pilares da economia do agronegócio.
Na segunda fase haverá um espaço exclusivo de educação. A ideia da empresa é trazer um parceiro (como uma universidade ou um instituto de pesquisa) para que se possa desenvolver um espaço dedicado ao ensino e ao conhecimento para tratar das ciências do agronegócio dentro do metaverso.
Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022
Notícias do Brasil
Diesel russo chega ao Brasil: 'Aumenta competição e pressiona queda de preços', diz ministro
A última fase consiste em um marketplace agregando as cadeias produtivas e empresas a elas relacionadas para comércio e intermédio de produtos e serviços, além do lançamento de uma criptomoeda nativa.
Segundo Wegmann, o Brasil Agriland deve trazer um estreitamento da comunicação do consumidor final com o produtor sobre os principais pontos e as principais características de sustentabilidade das cadeias produtivas.

"O consumidor vai ter uma nova forma de interação com o agronegócio através do metaverso. Porque, a partir desse novo conceito de comunicação, um conceito mais tecnológico, mais interativo, mais intuitivo, queremos abordar todos os temas relevantes do processo produtivo de cada cadeia. Então o consumidor, ele vai passar a ter um ambiente em que ele possa se inteirar de fato do que ele consome, por onde passa cada produto", afirmou.

Vladimir Putin, presidente russo, discursa durante cerimônia de assinatura do acordo da integração à Rússia da República Popular de Donetsk, República Popular de Lugansk, região de Kherson e a região de Zaporozhie, no Salão de São Jorge do Grande Palácio do Kremlin, Moscou, Rússia, 30 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.10.2022
Operação militar especial russa
Putin projeta desenvolvimento agrário da Rússia 'apesar das sanções ocidentais'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала