- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Diesel russo chega ao Brasil: 'Aumenta competição e pressiona queda de preços', diz ministro

© Foto / Anderson Riedel / Palácio do Planalto / CC BY 2.0Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida (foto de arquivo)
Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022
Nos siga no
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, anunciou em sua conta no Twitter que cerca de 35 milhões de litros de diesel oriundos da Rússia chegaram ao porto de Santos nesta sexta-feira (30).
Ele acrescentou que outras operações para importações do combustível russo estão em andamento e que a próxima carga deve chegar ainda em outubro.
"Novas cargas são esperadas para outubro, aumentando a competição e pressionando para a queda dos preços do combustível", escreveu.
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o presidente russo, Vladimir Putin, posam para uma foto antes de uma reunião do BRICS à margem da cúpula do G20 em Osaka, no Japão, em 28 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Panorama internacional
Acordo sobre diesel: EUA e Europa podem impor 'custos' ao Brasil por aproximação com Moscou?
Em julho, o presidente Jair Bolsonaro havia confirmado que o insumo estava em negociação.

"Na minha ida à Rússia, acertei com fertilizantes para o agronegócio, e agora também está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia, onde a Petrobras e alguns já compravam mais caro", afirmou o chefe do Executivo. "Está acertado, e em 60 dias já pode começar a chegar [diesel] aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócio com o mundo todo, e parece que as sanções econômicas não deram certo", declarou.

Após o desencadeamento da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, países ocidentais impuseram pesadas sanções ao petróleo, gás e carvão russos, algo que, por sua vez, fez com que os preços de combustíveis disparassem no mundo todo.
Somente a Petrobras, que pratica o preço de paridade internacional (PPI) desde a gestão do ex-presidente Michel Temer, reajustou a gasolina em 18,8% no mês de março.
O reajuste do diesel no período foi ainda maior: 24,9%, o que causou impactos em toda a cadeia de abastecimento e nas prateleiras dos supermercados.
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, Brasília, 6 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2022
Notícias do Brasil
Petroleiro: risco de faltar diesel no Brasil é fruto de crise da oferta e 'incompetência' do governo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала