- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: EUA e a OTAN estão tentando expulsar a Rússia da Rota Marítima do Norte

© Sputnik / Pavel LvovConstrução do porto marítimo Lavna na região de Murmansk, Rússia, foto publicada em 29 de novembro de 2022
Construção do porto marítimo Lavna na região de Murmansk, Rússia, foto publicada em 29 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2022
Nos siga no
Um general das Forças Armadas da Rússia explicou a situação na Rota Marítima do Norte, que passa sobre o Ártico, e acusou a OTAN de procurar o confronto na região.
Os EUA estão desafiando o direito da Rússia de usar a Rota Marítima do Norte e acusando-a de militarizar o Ártico, e a OTAN está ao mesmo tempo reforçando suas posições nesse território, disse na quinta-feira (22) Valery Gerasimov, general do Estado-Maior Geral e general das Forças Armadas russas.
"Os EUA e seus aliados também têm como objetivo fortalecer o confronto geopolítico com a Rússia no Ártico. O direito de nosso país de utilizar a Rota Marítima do Norte, que é um dos principais desafios para a segurança na região, está sendo contestado", apontou em um briefing perante adidos militares de países estrangeiros.
"Junto com isto, a OTAN, sob o pretexto de 'reação' às atividades das Forças Armadas da Rússia na região polar, está implementando um conjunto de medidas para fortalecer o 'flanco norte' da aliança e conduzindo uma agressiva campanha informacional acusando a Rússia de militarizar o Ártico", sublinhou Gerasimov.
Base russa Trifólio Ártico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Panorama internacional
MRE russo: Rússia protegerá interesses no Ártico em meio a crescimento da presença da OTAN
Segundo ele, a doutrina marítima da Rússia, aprovada neste ano, inclui a plataforma continental além dos 320 quilômetros da zona econômica exclusiva da Rússia na bacia do Ártico e nas águas da Rota Marítima do Norte entre áreas vitais aos interesses nacionais do país.
Ele indicou que a presença das forças russas no Ártico não tem a ver com uma demonstração de força militar, mas com a garantia da segurança do desenvolvimento econômico na região, incluindo a navegação ao longo da Rota Marítima do Norte e a implementação de projetos de extração de recursos naturais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала