- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo: Rússia protegerá interesses no Ártico em meio a crescimento da presença da OTAN

© Foto / Ministério da Defesa da Rússia Base russa Trifólio Ártico (foto de arquivo)
Base russa Trifólio Ártico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Nos siga no
Diretor do departamento europeu do MRE russo diz que a OTAN está aumentando sua presença em altas latitudes, inclusive perto das fronteiras da Rússia.
Em meio à crescente presença da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Rússia tomará todas as medidas necessárias para fortalecer a capacidade de defesa no Ártico. A declaração foi dada pelo diretor do departamento europeu do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Belyaev.
Belyaev afirmou que a OTAN, por meio dos esforços dos Estados Unidos e seus aliados, está aumentando sua presença em altas latitudes, inclusive perto das fronteiras da Rússia.
"No extremo norte, o número de exercícios militares e manobras de grande escala realizados pela aliança está crescendo constantemente. Nos últimos anos, a Finlândia e a Suécia têm se envolvido cada vez mais neles, apesar da política de não alinhamento militar seguida por esses Estados até recentemente", disse Belyaev.
Soldado da Dinamarca, no centro à esquerda, fala com soldado recém-formado do Exército do Afeganistão na Academia Militar afegã em Cabul, Afeganistão, 24 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Panorama internacional
De olho no Ártico, EUA e Dinamarca trabalham em tratado para impulsionar cooperação militar
Belyaev acrescentou que a Rússia "está tomando e continuará tomando todas as medidas necessárias para garantir os interesses nacionais e fortalecer a capacidade de defesa no Ártico", região estratégica para o país. "Medidas políticas, econômicas e técnico-militares. Com o tempo, seu conteúdo específico se tornará conhecido", disse Belyaev.
O Ártico tem grande importância para a Rússia, tanto do ponto de vista econômico quanto de defesa. O país tem planos de adicionar mais 150 embarcações à sua frota no Ártico até 2035. Porém Moscou terá de travar uma disputa com outros países, em especial os EUA, pelas rotas e recursos naturais presentes na região, que tiveram a exploração viabilizada pelo aquecimento dos mares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала