- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conselho da União Europeia adota 9ª rodada de sanções contra a Rússia

© AFP 2023 / Joe KlamarPetr Fiala, primeiro-ministro da República Tcheca (à esquerda), Charles Michel, presidente do Conselho Europeu (no centro), e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia (à direita), dão coletiva de imprensa em Praga, República Tcheca, 7 de outubro de 2022
Petr Fiala, primeiro-ministro da República Tcheca (à esquerda), Charles Michel, presidente do Conselho Europeu (no centro), e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia (à direita), dão coletiva de imprensa em Praga, República Tcheca, 7 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2022
Nos siga no
A União Europeia acordou novas restrições a entidades como bancos, mídia e exportação de produtos e tecnologias como parte da nona rodada de sanções contra a Rússia.
A União Europeia (UE) adotou sua nona rodada de sanções contra a Rússia, incluindo restrições na indústria de mineração, anunciou na sexta-feira (16) o Conselho da União Europeia.

"A UE ampliará a proibição de novos investimentos no setor energético russo, proibindo adicionalmente novos investimentos no setor de mineração russo, com a exceção das atividades de mineração e pedreiras que envolvem certas matérias-primas críticas", indica a declaração.

Outra das áreas afetadas pelas novas sanções é a da mídia.
"A fim de abordar a campanha internacional sistemática de desinformação e manipulação de informação da Federação da Rússia, destinada a desestabilizar seus países vizinhos, a UE e seus Estados-membros, o Conselho [da União Europeia] iniciou o processo de suspensão das licenças de emissão de quatro veículos da mídia adicionais: NTV/NTV Mir, Rossiya 1, REN TV e Canal Pervy", detalha.
O documento nota que, conforme previsto na Carta dos Direitos Fundamentais da UE, estas medidas não impedirão que estes veículos da mídia e seu pessoal realizem outras atividades na UE além da transmissão, tais como a realização de pesquisas e entrevistas.
"As decisões de hoje [16] introduzem uma proibição de fornecimento de publicidade da UE, pesquisa de mercado e serviços de pesquisa de opinião pública, assim como testes de produtos e serviços de inspeção técnica, para a Federação da Rússia", acrescentou o texto.
O Conselho da União Europeia referiu que dois bancos russos também terão seus ativos congelados no bloco.
"A UE imporá um congelamento de ativos contra dois bancos russos adicionais e acrescentará o Banco Regional de Desenvolvimento da Rússia à lista de entidades estatais ou controladas pela Rússia que estão sujeitas a uma proibição total de transações", mencionou.
A mais recente rodada de sanções contra a Rússia expande ainda as restrições à exportação relacionadas à aviação e à indústria espacial, alargando a proibição de entregas de motores e peças de aeronaves à Rússia, inclusive para drones.
A decisão significa que "a partir de agora, haverá uma proibição das exportações diretas de motores de drones para a Rússia e qualquer país terceiro que possa fornecer drones para a Rússia".
Os cidadãos da União Europeia ficam agora proibidos de exercer qualquer alto cargo em empresas estatais e controladas pelo Estado da Rússia, adiciona o comunicado.
Grãos de arroz da Chisty Ris, cultivados na região de Krasnodar, Rússia, foto publicada em 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
Operação militar especial russa
Rússia planeja ação para retirada de sanções sobre fertilizantes e alimentos produzidos no país
Apesar de tudo, a nona rodada de sanções contra a Rússia inclui a retirada de algumas restrições relacionadas aos produtos agrícolas.
"Tendo em conta a posição determinada da União para evitar e combater a insegurança alimentar em todo o mundo, e a fim de evitar perturbações nos canais de pagamento de produtos agrícolas, foi decidido introduzir uma nova derrogação, que permite descongelar ativos e disponibilizar fundos e recursos econômicos a certos indivíduos que tiveram um papel significativo no comércio internacional de produtos agrícolas e alimentares, incluindo trigo e fertilizantes, antes de sua listagem [nas sanções]."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала