- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia planeja ação para retirada de sanções sobre fertilizantes e alimentos produzidos no país

© Sputnik / Vitaly TimkivGrãos de arroz da Chisty Ris, cultivados na região de Krasnodar, Rússia, foto publicada em 6 de outubro de 2022
Grãos de arroz da Chisty Ris, cultivados na região de Krasnodar, Rússia, foto publicada em 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
Nos siga no
A Rússia tentará mudar os regulamentos para consolidar legalmente a retirada de alimentos e fertilizantes russos das sanções, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Aleksandr Grushko, nesta sexta-feira (9).

"O documento principal é um memorando concluído entre a Federação da Rússia e a ONU sobre a remoção de todos os obstáculos ao comércio de bens agrícolas e alimentos, incluindo grãos e fertilizantes. Estamos buscando persistentemente a plena implementação deste memorando, os países da União Europeia [UE] fizeram algumas concessões, mas elas estão expressas em mudanças ou nas explicações dadas pela Comissão Europeia aos regulamentos já adotados", disse ele, em entrevista à emissora Rossiya 24. "Continuamos a insistir que essas concessões sejam feitas não por meio de esclarecimentos que não sejam juridicamente vinculativos, mas por meio de mudanças nos regulamentos."

O navio de carga seca Razoni é o primeiro navio a chegar com grãos ucranianos em Istambul - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022
Operação militar especial russa
Erdogan anuncia extensão do acordo de grãos por 120 dias, a partir de 19 de novembro
Se a UE estiver realmente preocupada com os problemas de segurança alimentar, então encontrará a Rússia no meio do caminho, a razão prevalecerá, disse Grushko.

"Caso a iniciativa seja implementada, será um passo na direção certa. Claro, partimos do pressuposto de que a razão prevalecerá e se a UE estiver realmente preocupada com o problema da segurança alimentar global, que tem uma projeção direta nos interesses e na segurança da própria União Europeia, devem ser tomadas decisões que visem melhorar radicalmente a situação nesta área", afirmou.

Grushko observou que houve algum movimento em relação à retirada de alimentos e fertilizantes russos das sanções, mas é insatisfatório.
"Algum movimento foi delineado, mas no momento é claramente insatisfatório", afirmou.
Anteriormente, a mídia noticiou que seis países da UE, incluindo França e Alemanha, estavam pedindo a Bruxelas que ajustasse as sanções contra a Rússia para que não interferissem no fornecimento de alimentos e fertilizantes.
Conforme observado, embora a Comissão Europeia tenha fornecido recomendações sobre a permissão do transporte de grãos e fertilizantes russos, vários governos e operadoras de transporte disseram que não eram confiáveis ​​o suficiente para garantir proteção legal.
O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, fala durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Islamabad em 9 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2022
Panorama internacional
Guterres pede extensão do acordo de grãos e celebra 10 milhões de toneladas enviadas em 3 meses
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала