- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guterres pede extensão do acordo de grãos e celebra 10 milhões de toneladas enviadas em 3 meses

© AFP 2023 / Ghulam RasoolO secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, fala durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Islamabad em 9 de setembro de 2022
O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, fala durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Islamabad em 9 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2022
Nos siga no
Chefe da ONU comemorou que em apenas três meses, dez milhões de grãos foram exportados. Ao mesmo tempo, Guterres pediu às partes que concentrem esforços e prorroguem o tempo do acordo que expira em 19 de novembro.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu a todas as partes do acordo de grãos que se concentrem em estendê-lo após a Rússia retomar sua participação à iniciativa.
"Agora que a iniciativa foi totalmente retomada, apelo a todas as partes para que concentrem esforços em duas áreas. Primeiro, para a renovação e plena implementação da iniciativa do mar Negro. Segundo, para remover os obstáculos restantes às exportações de alimentos e fertilizantes russos", disse Guterres em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (3).
O secretário-geral também expressou satisfação pelo embarque de dez milhões de toneladas de grãos através do corredor do mar Negro em apenas três meses.

"Até hoje [3], dez milhões de toneladas métricas de grãos foram embarcadas pelo corredor do mar Negro. Foram necessários apenas três meses para atingir esse marco. É hora de um pacto climático histórico entre economias desenvolvidas e emergentes. ansioso para lançar uma iniciativa para garantir que todas as pessoas na Terra sejam protegidas por um sistema de alerta precoce dentro de cinco anos", afirmou o chefe das Nações Unidas.

Moscou reiniciou sua cooperação ontem (3), mas o presidente russo, Vladimir Putin, disse que se reserva o direito da Rússia de se retirar novamente caso a Ucrânia volte a atacar. Entretanto, se tal medida tiver que ser tomada, Putin disse que não impediria os embarques de grãos da Ucrânia para a Turquia.
Grãos de arroz da Chisty Ris, cultivados na região de Krasnodar, Rússia, foto publicada em 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Panorama internacional
Por que a Rússia deixou o acordo de grãos e de quem é a culpa?
O acordo de grãos expira em 19 de novembro. Hoje (3), o Kremlin disse que a Rússia não se comprometeu a estender o acordo e ainda está avaliando sua eficácia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала