DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomos descobrem 2 exoplanetas que podem ser principalmente de água

© Foto / Benoit Gougeon, Universidade de MontrealCorte transversal da Terra (à esquerda) e do exoplaneta Kepler-138 d (à direita)
Corte transversal da Terra (à esquerda) e do exoplaneta Kepler-138 d (à direita) - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2022
Nos siga no
Uma equipe de astrônomos Universidade de Montreal, na França, encontrou evidências de dois exoplanetas orbitando uma estrela anã vermelha que são "mundos aquáticos".
Segundo eles, esses mundos estão localizados em um sistema planetário a 218 anos-luz de distância na constelação de Lyra, e são diferentes de qualquer planeta encontrado em nosso sistema solar.
O estudo foi publicado na revista Nature, detalhando um sistema planetário conhecido como Kepler-138. Os cientistas observaram os exoplanetas Kepler-138c e Kepler-138d (que haviam descobertos anteriormente pelo Telescópio Espacial Kepler da NASA) com o Hubble da NASA e os telescópios espaciais aposentados Spitzer.
Eles descobriram que os planetas (que têm cerca de uma vez e meia o tamanho da Terra) são compostos em grande parte por água. Assim como a Terra, eles têm um interior composto por metais e rochas.
© AP Photo / NASATelescópio Hubble
Telescópio Hubble - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2022
Telescópio Hubble
Mas Kepler-138d também possui uma espessa camada de água de alta pressão em várias formas: água supercrítica e potencialmente líquida nas profundezas do planeta, e um extenso envelope de vapor de água acima dele. Essas camadas de água representam mais de 50% de seu volume, ou uma profundidade de cerca de 2.000 km.
A Terra, em comparação, tem uma fração insignificante de água líquida com uma profundidade média do oceano inferior a 4 km.
Comparando os tamanhos e massas dos planetas com os modelos, eles concluíram que uma fração significativa de seu volume deve ser feita de materiais mais leves que a rocha, mas mais pesados ​​que o hidrogênio. O mais comum desses materiais candidatos é a água.
Os cientistas asseguraram que esta é a primeira vez que observamos planetas que podem ser identificados com segurança como mundos aquáticos, embora eles não tenham oceanos como a Terra. A temperatura nas atmosferas de Kepler-138c e Kepler-138d provavelmente está acima do ponto de ebulição da água.
Ilustração artística da missão DART - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2022
Ciência e sociedade
Espaçonave da NASA colide com asteroide em teste histórico de defesa planetária (VÍDEOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала