- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hungria nega que acordos de gás com Omã e Catar seriam para substituir contratos com Rússia

© Sputnik / Dmytri Lelchuk / Acessar o banco de imagensUm gasoduto (imagem referencial)
Um gasoduto (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2022
Nos siga no
Os acordos de abastecimento de gás e petróleo com Omã e Catar que a Hungria pretende concluir não implicam a rescisão dos contratos com a Rússia, mas visam a diversificação das fontes de abastecimento, disse o ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto.
"Quando a Hungria fala em diversificação, não queremos dizer desistir de algumas fontes e recorrer a outras. A própria definição de diversificação é ser capaz de comprar energia de tantas fontes quanto possível", disse Szijjarto em entrevista coletiva após negociar com seu homólogo omani, Sayyid Badr Bin Hamad Bin Hamood Busaidi.
Ele explicou que as negociações para o fornecimento de gás e petróleo de Omã para a Hungria já estão em andamento. Ele lembrou ainda que na quarta-feira (14) a Hungria e o Catar acertaram que as empresas de energia dos dois países vão começar a negociar embarques de gás natural liquefeito (GNL) para o país europeu em cerca de três anos.
A União Europeia (UE) vive uma crise energética devido aos elevados preços do gás, derivados das sanções de Bruxelas ao combustível da Rússia para a sua operação militar especial na Ucrânia, que desencadeou contas de eletricidade.
A Hungria criticou repetidamente a política de sanções antirrussas da UE, enfatizando que afeta severamente a economia de todo o bloco e fica aquém de seu objetivo de enfraquecer Moscou.
No mês de outubro, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, revelou que seu país ganhou isenções às restrições da UE ao gás da Rússia e continuaria a importar combustível russo. Orbán também disse que ameaçou a liderança política da UE de vetar suas futuras sanções contra a Rússia se ela não considerasse os interesses da Hungria. No entanto, Budapeste anunciou sua intenção de diversificar os canais de fornecimento de energia.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, fala durante uma coletiva de imprensa após esta reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, na residência do primeiro-ministro em Budapeste, Hungria - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2022
Panorama internacional
Hungria pede para rever sanções à Rússia pelos custos do conflito com Ucrânia para UE
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала