- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia alerta Ocidente que armas fornecidas à Ucrânia estão caindo nas mãos de terroristas

© AP Photo / Mary AltafferDiretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, fala por vídeo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante reunião sobre ameaças à paz e segurança internacionais, 11 de agosto de 2022
Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, fala por vídeo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante reunião sobre ameaças à paz e segurança internacionais, 11 de agosto de 2022  - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
Nos siga no
Diplomatas da Rússia alertaram para os riscos relacionados ao aumento do fornecimento de armas indiscriminadamente à Ucrânia durante reunião do Conselho de Segurança da ONU convocada justamente com esse fim.
O representante permanente da Rússia no , Vasily Nebenzya, disse durante a reunião da entidade nesta sexta-feira (9) que o contrabando de armas fornecidas a Kiev para países terceiros está crescendo e deve servir de alerta.
Dmitry Polyansky, primeiro vice-representante Rússia na ONU, acrescentou durante a sessão que o Ocidente não poderá culpar a Rússia por cair nas mãos de terroristas as armas fornecidas pelos países ocidentais à Ucrânia.

“Quero enfatizar que vocês não poderão culpar a Rússia pelo fato de que oficiais ucranianos mataram e continuam matando a população civil de Donbass, que eles aterrorizaram desde 2014, e também pelo fato de que, devido à corrupção desenfreada de autoridades ucranianas, europeias e americanas, as armas da Ucrânia acabam nas mãos de terroristas internacionais e ajudam a alimentar conflitos em outras regiões do mundo e a matar civis”, apontou Polyansky.

O diplomata russo criticou a narrativa ocidental que sempre tenta colocar a Rússia como "culpada de tudo". "Vocês não tem outra explicação há muito tempo", disse.

"E isso apesar dos fatos e evidências apresentados. Vocês simplesmente não tem nada a dizer sobre isso. Vocês continuam usando uma narrativa que se resume a repetir as mesmas teses a cada encontro", enfatizou.

Durante a reunião, o subsecretário-geral de Assuntos de Desarmamento da ONU, Izumi Nakamitsu, disse que "impedir o desvio de armas é essencial para evitar alimentar o conflito e a insegurança na região"
A Rússia têm enfatizado que ao aumentar o fornecimento de armas para Kiev, o Ocidente está seguindo um caminho para intensificar ainda mais o conflito, bem como para desestabilizar a situação no continente europeu.
Presidente russo, Vladimir Putin, participa da sessão do Conselho da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) em Yerevan, Armênia, 23 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
Panorama internacional
Putin: Ocidente quer manter o domínio de todas as formas e OTAN se expande agressivamente
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала