- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin: Ocidente quer manter o domínio de todas as formas e OTAN se expande agressivamente

© Sputnik / Vladimir SmirnovPresidente russo, Vladimir Putin, participa da sessão do Conselho da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) em Yerevan, Armênia, 23 de novembro de 2022
Presidente russo, Vladimir Putin, participa da sessão do Conselho da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) em Yerevan, Armênia, 23 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2022
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o Ocidente quer manter o domínio de todas as formas possíveis, usando a força, recorrendo a sanções e revoluções coloridas e expandindo agressivamente a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
"Ao mesmo tempo, está crescendo no mundo o potencial de conflito, e isso é uma consequência direta das tentativas de algumas elites ocidentais de manter seu domínio político, econômico, financeiro, militar e ideológico por qualquer meio. Eles estão deliberadamente multiplicando o caos e agravando a situação internacional", afirmou o presidente.
A mensagem de vídeo do presidente russo aos participantes da reunião dos ministros da Defesa dos países-membros da Organização para Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) e da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) foi publicada no site do Kremlin.
O chefe de Estado russo salientou também que atualmente no mundo estão surgindo novas ameaças e que estão ocorrendo mudanças rumo ao desenvolvimento de um mundo multipolar.
"Hoje isso é especialmente importante: estão surgindo novos desafios agudos, estão ocorrendo fortes mudanças geopolíticas. Diante dos nossos olhos estão nascendo os contornos de uma ordem mundial verdadeiramente multipolar: na Ásia, África e América Latina estão se formando novos centros de desenvolvimento que cada vez mais defendem seus interesses nacionais, defendem sua soberania, direito ao seu próprio caminho de desenvolvimento. É simplesmente impossível se opor a esses processos objetivos da história", declarou Putin.
Putin declarou em sua mensagem de vídeo que Ocidente encoraja o terror em Donbass e usa o povo ucraniano como bucha de canhão.
"Ao longo dos anos, o Ocidente […] promoveu genocídio e terror em Donbass, e na verdade transformou este país [Ucrânia] em uma colônia e agora cinicamente usa o povo ucraniano como bucha de canhão, como aríete contra a Rússia, continuando a fornecer para a Ucrânia armas e munições enviando mercenários. [Está] empurrando-a para um caminho suicida", observou o líder russo.
Militares ucranianos desempacotam remessa de mísseis antitanque Javelin, dos EUA, em 11 de fevereiro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Panorama internacional
Não haverá paz na Ucrânia enquanto Ocidente continuar abastecendo Kiev com armas, dizem analistas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала