- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã divulga estimativa oficial do número de mortos durante manifestações no país

© AFP 2023Hossein Salami, comandante-em-chefe do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) iraniano, fala durante cerimônia fúnebre comemorando a morte de militares iranianos em Teerã, Irã, 4 de agosto de 2022
Hossein Salami, comandante-em-chefe do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) iraniano, fala durante cerimônia fúnebre comemorando a morte de militares iranianos em Teerã, Irã, 4 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2022
Nos siga no
Em meio a uma onda de desinformação sobre a situação política no Irã, Teerã divulgou neste sábado (3) uma estimativa oficial do número de mortos durante manifestações no país.
De acordo com o Conselho de Segurança do Ministério do Interior iraniano, pelo menos 200 pessoas morreram nos distúrbios que ocorrem no Irã desde setembro.
O conselho também avalia que os danos totais causados pelos manifestantes aos órgãos estatais e às organizações privadas foram superiores a US$ 200 milhões (R$ 1,04 bilhão).
Segundo um comunicado do governo, citado pela agência de notícias iraniana Tasnim, os mortos foram dividos por grupos: "agentes de segurança; indivíduos que foram mortos em ataques terroristas; cidadãos inocentes que morreram como resultado da eliminação de grupos armados; participantes de tumultos, bem como membros de grupos contrarrevolucionários e separatistas".

Motins violentos eclodiram no Irã em meados de setembro em conexão com a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que morreu sob custódia policial após ser detida por usar um hijab de modo inapropriado.
Mulheres com hijab (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Panorama internacional
Irã cria grupo parlamentar para discutir obrigatoriedade do hijab
A violência nas ruas está concentrada principalmente nas províncias de Gilan, Khuzestan, Sistan e Baluchestan, Teerã e Curdistão.
Muitos iranianos atribuíram a morte de Amini à controversa polícia de moralidade, alegando que os policiais a atingiram na cabeça durante o interrogatório. Teerã acredita que a agitação foi instigada pelos setores de inteligência de alguns países no exterior.
O comandante do Exército iraniano, major-general Seyyed Abdolrahim Mousavi, afirmou recentemente que a recente agitação social no Irã é parte de um plano dos Estados Unidos para interromper as negociações sobre a restauração do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), também conhecido como acordo nuclear iraniano.
Agências de aplicação da lei prenderam pessoas recrutadas por serviços de inteligência de Israel e Arábia Saudita, de acordo com Teerã. Grande quantidade de armas regularmente fornecidas aos manifestantes foram apreendidas nas fronteiras do Irã.
Desde que os protestos em todo o país começaram, há mais de dois meses, Teerã convocou vários embaixadores estrangeiros por causa dos comentários sobre os distúrbios feitos por seus funcionários.
Caças da Força Aérea dos EUA  - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Israel e EUA realizam exercícios aéreos simulando ataques ao Irã (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала