- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã cria grupo parlamentar para discutir obrigatoriedade do hijab

© AP Photo / Amel EmricMulheres com hijab (foto de arquivo)
Mulheres com hijab (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Nos siga no
O Parlamento do Irã formou um grupo de trabalho para discutir a questão do uso obrigatório do hijab.
As informações foram confirmadas nesta sexta-feira (2) pelo chefe do Comitê de Cultura do Parlamento iraniano, Gholamreza Montazeri. Segundo ele, os parlamentares lidarão com "questões relacionadas à modéstia da aparência e ao hijab de maneira especializada".

"Nós, no parlamento, também estamos prontos para ajudar se houver alguns pontos ambíguos ou não construtivos na lei", disse Montazeri, segundo a agência de notícias iraniana ISNA.

Manifestações populares violentas eclodiram no Irã em meados de setembro em conexão com a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que faleceu sob custódia policial após ser detida por usar um hijab de modo "inapropriado".
Muitos cidadãos iranianos acusaram a polícia pela morte de Amini, alegando que os policiais a atingiram na cabeça. Teerã acredita que a agitação foi instigada pelos setores de inteligência de alguns países no exterior.
O comandante do Exército iraniano, major-general Seyyed Abdolrahim Mousavi, afirmou recentemente que a recente agitação social no Irã é parte de um plano dos Estados Unidos para interromper as negociações sobre a restauração do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), também conhecido como acordo nuclear iraniano.
Membros do Conselho de Segurança participam de reunião do Comitê Especial de Política e Descolonização na sede da ONU, 11 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2022
Panorama internacional
Conselho da ONU aprova investigação sobre protestos no Irã e Brasil se abstém na votação
Durante os protestos, membros das forças de segurança do Irã teriam sido atacados, e alguns foram mortos em confrontos com manifestantes.
A violência nas ruas está concentrada principalmente nas províncias de Gilan, Khuzestan, Sistan e Baluchestan, Teerã e Curdistão.
Além disso, ataques a clérigos e imãs de mesquitas iranianas aumentaram nas províncias periféricas do país no início de novembro.
Agências de aplicação da lei prenderam pessoas recrutadas por serviços de inteligência de Israel e Arábia Saudita, de acordo com Teerã. Grande quantidade de armas regularmente fornecidas aos manifestantes foram apreendidas nas fronteiras do Irã.
Desde que os protestos em todo o país começaram, há mais de dois meses, Teerã convocou vários embaixadores estrangeiros por causa dos comentários sobre os distúrbios feitos por seus funcionários.
Caças da Força Aérea dos EUA  - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Israel e EUA realizam exercícios aéreos simulando ataques ao Irã (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала