- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Satélites usados ​​contra a Rússia na Ucrânia podem se tornar alvos legítimos para Moscou

CC BY 2.0 / Flickr.com / Centro de Voo Espacial Goddard / Satélite dos EUA sobrevoando a Terra (foto de arquivo)
Satélite dos EUA sobrevoando a Terra (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2022
Nos siga no
Satélites parcialmente civis usados ​​por países ocidentais para apoiar os militares ucranianos durante a operação especial podem se tornar alvos legítimos para a Rússia, declarou Vladimir Yermakov, diretor do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, à Sputnik nesta terça-feira (29).
"Os países ocidentais estão usando ativamente o potencial da infraestrutura espacial civil, [a partir de] um grupo de satélites de baixa órbita, para apoiar as operações das Forças Armadas ucranianas. Eles são usados ​​exclusivamente para executar tarefas de combate para revelar locais, rotas de movimento e ações das tropas russas, para controlar veículos aéreos de combate, bem como para direcionar munições de alta precisão do espaço", disse Ermakov.
Foto de explosão de arma nuclear, realizada em 1945, em Alamagordo, nos Estados Unidos da América - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2022
Panorama internacional
Submarinos nucleares e bomba ucraniana reacendem debate sobre guerra nuclear em pleno século XXI
Ele informou que tal uso provocativo de "satélites civis no mínimo levanta questões no contexto do Tratado do Espaço Sideral" e "requer a mais séria condenação pela comunidade mundial".

"Confirmamos que essa infraestrutura quase civil, caso seja usada em uma ação militar contra a Rússia, pode logicamente se tornar um alvo legítimo para um ataque de retaliação", disse Ermakov.

Dada a cobertura global da Terra por espaçonaves civis, "o Pentágono está testando o conceito de um sistema de comando e controle prospectivo para tropas em qualquer lugar do mundo, e a grande maioria dos países não tem meios eficazes de combatê-lo", disse o diretor.

"Defendemos a prevenção do uso de satélites comerciais civis para realizar tarefas de combate. Exortamos todos os países interessados ​​no uso adequado de tecnologias espaciais a fazer esforços conjuntos no interesse da exploração do espaço próximo à Terra para fins puramente pacíficos." observou o diplomata.

Ermakov acrescentou que o desenvolvimento de normas juridicamente vinculativas de direito internacional que sejam de natureza abrangente e destinadas à prevenção de uma corrida armamentista no espaço sideral é a única maneira de garantir que o espaço sideral seja usado apenas para fins pacíficos.
Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2022
Panorama internacional
Moscou pede que EUA sigam exemplo russo e destruam arsenal de armas químicas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала