- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou pede que EUA sigam exemplo russo e destruam arsenal de armas químicas

© Sputnik / Pavel LisitsynTropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas
Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2022
Nos siga no
Em pronunciamento na Organização das Nações Unidas (ONU), a Rússia instou os EUA a eliminarem os seus arsenais de armas químicas.
O apelo russo foi feito por Konstantin Vorontsov, vice-diretor do Departamento para Não Proliferação e Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no Primeiro Comitê da Assembleia Geral da ONU. Ele pediu aos Estados Unidos que sigam o exemplo russo e eliminem seus estoques de armas químicas.
"Em 2017, três anos antes do prazo estabelecido pela Organização para a Proibição de Armas Químicas [OPAQ], destruímos um dos maiores arsenais de armas químicas do mundo", disse Vorontsov.
"Pedimos aos Estados Unidos que sigam o exemplo que demos. Os Estados Unidos têm toda a capacidade financeira e tecnológica necessária para eliminar estoques pendentes de substâncias tóxicas", afirmou.
Em maio, a embaixada russa em Washington fez um apelo aos Estados Unidos para destruir seus estoques de armas químicas, conforme exigido pela Convenção sobre as Armas Químicas (CWC, na sigla em inglês).
Frascos em laboratório biológico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2022
Panorama internacional
EUA querem esconder da Rússia testemunhas de programa biológico na Ucrânia, diz MD russo
A missão russa lembrou que a Rússia destruiu completamente seus estoques de armas químicas em 2017, o que foi verificado pela OPAQ.
As autoridades da Rússia também instaram a sociedade americana a questionar as razões de Washington atrasar a eliminação de seus estoques de armas químicas, ao contrário de outros países.
A CWC entrou em vigor em 1997. Atualmente possui 193 Estados Partes. A CWC proíbe o uso, o desenvolvimento, a produção, o armazenamento e a transferência de armas e agentes químicos para outros países.
Placas de aviso perto dos armazéns de armas químicas russas antes de serem destruídas - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2022
Panorama internacional
Embaixada russa em Washington exorta EUA a destruírem seus estoques de armas químicas
Os Estados Unidos são o único país que ainda não se livrou de seu arsenal químico. Em agosto, o Ministério da Defesa da Rússia revelou que Kiev usou armas químicas para envenenar soldados russos que atuam na operação especial na Ucrânia.
Os depósitos de armas químicas do Exército americano contêm munições de gás sarin, agente químico nervoso e letal.
Em um depósito de armas norte-americano chamado de Blue Grass, situado no estado do Kentucky, estão armazenadas inicialmente 523,4 toneladas de armas químicas que compreendem munições de artilharia de 155 milímetros contendo gás mostarda (ou mostarda H) e agente nervoso VX, projéteis de gás sarin de 203 milímetros e foguetes M55 com ogivas de sarin e VX.
A imprensa dos EUA estima que mais de 101 mil munições constituiriam o restante de armas químicas apenas desse arsenal.
Secretário de Defesa Lloyd Austin fala durante reunião no Pentágono em Washington, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2022
Panorama internacional
Senhor da guerra: EUA anunciam aumento da produção de seu arsenal para comércio
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала