- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moraes indefere pedido do PL de anular votos, aplica multa e manda investigar Valdemar da Costa Neto

© FolhapressO presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, em coletiva de imprensa, em Brasília, em 30 de outubro de 2022 (foto de arquivo)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, em coletiva de imprensa, em Brasília, em 30 de outubro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2022
Nos siga no
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu, na noite desta quarta-feira (23), o pedido do Partido Liberal (PL) que contestava o resultado das urnas no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Além de rejeitar a ação que requeria a anulação de parte dos votos, Moraes determinou a aplicação de uma multa de quase R$ 23 milhões ao partido, bloqueando e suspendendo as contas do fundo partidário dos partidos coligação eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) até o pagamento.
O ministro também pediu a instauração de um procedimento administrativo pela Corregedoria-Geral Eleitoral para investigar as condutas do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e do engenheiro Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, responsável pelo documento que questiona as urnas eletrônicas.
© Folhapress / Mateus BonomiReunião da executiva nacional do PL (Partido Liberal), presidida pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto (no centro, de terno cinza), em 17 de novembro de 2021
Reunião da executiva nacional do PL (Partido Liberal), presidida pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto (no centro, de terno cinza), 17 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2022
Reunião da executiva nacional do PL (Partido Liberal), presidida pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto (no centro, de terno cinza), em 17 de novembro de 2021. Foto de arquivo
Na decisão, Moraes aponta o descumprimento da determinação de adicionar ao pedido os questionamentos dos resultados do primeiro turno das eleições, já que as mesmas urnas foram utilizadas em ambas as votações. O ministro havia dado 24 horas, na noite de terça-feira (22), para o partido realizar a modificação no pedido.
Ele recorda ainda que os votos para governadores em segundo turno também foram computados nas mesmas máquinas e não constavam no pedido de contestação do PL.
Com esses argumentos, o ministro afirma que não há "quaisquer indícios e circunstâncias que justifiquem a instauração de uma verificação extraordinária".

"A total má-fé da requerente em seu esdrúxulo e ilícito pedido, ostensivamente atentatório ao Estado Democrático de Direito e realizado de maneira inconsequente com a finalidade de incentivar movimentos criminosos e antidemocráticos que, inclusive, com graves ameaças e violência vem obstruindo diversas rodovias e vias públicas em todo o Brasil, ficou comprovada, tanto pela negativa em aditar-se a petição inicial, quanto pela total ausência de quaisquer indícios de irregularidades e a existência de uma narrativa totalmente fraudulenta dos fatos", escreveu Moraes.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), concede entrevista antes do debate presidencial na Band. São Paulo, 16 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2022
Notícias do Brasil
Pedido de anulação de votos não tem base legal e pode gerar punição ao PL, dizem especialistas
Segundo ele, além da rejeição do pedido, a "conduta" do requerentes exigem também a condenação "por litigância de má-fé".
"Condeno a autora por litigância de má-fé, à multa de R$ 22.991.544,60 (vinte e dois milhões, novecentos e noventa e um mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e sessenta centavos), correspondentes a 2% (dois por cento) do valor da causa aqui arbitrado", determina Moraes.
Em defesa das urnas, o ministro afirmou que "as urnas eletrônicas, de todos os modelos, são perfeitamente passíveis de plena, segura e clara identificação individual, uma a uma".
"As urnas eletrônicas possuem variados mecanismos físicos e eletrônicos de identificação. Esses mecanismos são coexistentes, ou seja, são múltiplos e redundantes para garantia e resguardo da identificação individual das urnas", disse Moraes.
Em nota, o PL informou que acionou sua assessoria jurídica para analisar a decisão.

"O partido reitera que apenas seguiu o que prevê a Lei Eleitoral, que obriga as legendas a realizar uma fiscalização do processo eleitoral", disse a sigla em comunicado.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) protestam contra o resultado das eleições em frente ao 8º Batalhão de Polícia do Exército, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo (SP), em 2 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2022
Notícias do Brasil
Da caserna aos batalhões: quais os riscos da instrumentalização política das forças de segurança?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала