- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França, Alemanha e Reino Unido criticam enriquecimento de urânio do Irã; AIEA cita 'expansão maciça'

© AP Photo / Markus SchreiberA ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, à direita, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, Rafael Mariano Grossi, informam a mídia durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Berlim, Alemanha, 15 de novembro de 2022
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, à direita, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, Rafael Mariano Grossi, informam a mídia durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Berlim, Alemanha, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2022
Nos siga no
Países disseram em comunicado conjunto que continuarão a consultar a "melhor forma de lidar com a contínua escalada nuclear iraniana". Ao comentar o assunto, agência da ONU disse que Teerã planeja expansão maciça de usina subterrânea de enriquecimento.
Nesta terça-feira (22), o Irã informou que, pela primeira vez, aumentou o nível de enriquecimento de urânio a 60% em sua usina em Fordow após o Conselho da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) adotar a resolução "contra as atividades nucleares pacíficas" iranianas, conforme noticiado.
Depois do anúncio, Reino Unido, Alemanha e França condenaram a decisão de Teerã.
"O passo do Irã é um desafio ao sistema global de não proliferação. Esta etapa, que traz riscos significativos relacionados à proliferação, não tem justificativa civil confiável", disseram as três nações em um comunicado conjunto fornecido pelo governo britânico e citado pela Reuters.
"Continuaremos a consultar, ao lado de parceiros internacionais, sobre a melhor forma de lidar com a contínua escalada nuclear do Irã", afirma o texto.
A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), através do diretor-geral, Rafael Grossi, também comunicou a ação iraniana.
"O diretor-geral Rafael Mariano Grossi disse hoje [22] que o Irã começou a produzir urânio altamente enriquecido - UF6 [hexafluoreto de urânio] enriquecido em até 60% - usando as duas cascatas existentes de centrífugas IR-6 na Planta de Enriquecimento de Combustível Fordow, além de uma produção que ocorreu em Natanz desde abril de 2021", disse a AIEA em um comunicado também mencionado pela mídia.
A República Islâmica tem apenas seis cascatas de centrífugas IR-6 em operação em três fábricas em Fordow e Natanz. Diplomatas dizem que o IR-6 é o modelo mais avançado que está sendo usando em tal escala.
John Kirby, então secretário de imprensa do Pentágono, durante briefing no Pentágono, em Washington, em 3 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Panorama internacional
Acordo nuclear dos EUA com o Irã está longe de ser retomado, diz Casa Branca
O país persa planeja adicionar mais 14 cascatas IR-6 em Fordow, seis das quais substituirão as máquinas IR-1 de primeira geração, disse a AIEA, acrescentando que eles enriquecerão urânio em até 5% ou até 20%.
"O Irã continua avançando em suas atividades de enriquecimento na Usina de Enriquecimento de Combustível em Natanz e agora planeja instalar um segundo prédio de produção, capaz de abrigar mais de 100 cascatas de centrífugas", afirmou o texto da agência lido pela mídia.
A longo prazo, então, o Irã planeja uma expansão maciça de sua usina subterrânea de enriquecimento de combustível em escala comercial em Natanz, onde também está instalando e colocando on-line mais cascatas de centrífugas avançadas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала