- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acordo nuclear dos EUA com o Irã está longe de ser retomado, diz Casa Branca

© AP Photo / Andrew HarnikJohn Kirby, então secretário de imprensa do Pentágono, durante briefing no Pentágono, em Washington, em 3 de fevereiro de 2022
John Kirby, então secretário de imprensa do Pentágono, durante briefing no Pentágono, em Washington, em 3 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Nos siga no
A Casa Branca informou nesta quinta-feira (13) que o acordo nuclear com o Irã, o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), está longe de ser retomado.
A declaração foi dada pelo coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
"Não estamos perto de garantir uma reimplementação do JCPOA neste momento", disse Kirby durante uma coletiva de imprensa.
"Não é que não queiramos ver o JCPOA reimplementado, é claro que queremos. Simplesmente não estamos em uma posição em que esse seja um resultado provável em um futuro próximo", completou.
As negociações para salvar o acordo haviam avançado, mas retrocederam nas últimas semanas, após o Irã exigir que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) encerre uma investigação sobre partículas de urânio encontradas em três locais de usinas iranianas.
No início de setembro, o Irã enviou sua última resposta ao texto proposto pela União Europeia para reviver o acordo, sob o qual Teerã havia restringido seu programa nuclear em troca de alívio das sanções econômicas de EUA, União Europeia (UE) e Organização das Nações Unidas (ONU).
Aiatolá Ali Khamenei fala em Teerã, no Irã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2022
Panorama internacional
Líder supremo do Irã diz que motins no país foram tramados por inimigos externos
Além dos Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido reagiram negativamente à exigência. O Irã classificou de "não construtiva" a resposta dos europeus.
O acordo nuclear inicial, assinado em 2015 pelo Irã, EUA, Reino Unido, França e Alemanha — bem como Rússia, China e UE —, viu Teerã concordar com certas restrições à sua indústria nuclear em troca do alívio das sanções econômicas e outros incentivos.
Em 2018, o acordo, no entanto, foi torpedeado pelos EUA sob o então presidente, Donald Trump, que se retirou unilateralmente da iniciativa, dizendo que era fundamentalmente falha.
Como resultado, o Irã começou a reduzir gradualmente alguns de seus compromissos sob o acordo, como o nível de urânio enriquecido que produz, o que poderia permitir que Teerã construísse uma bomba atômica. De acordo com as autoridades iranianas, no entanto, isso "não está na agenda".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала