Meteorito encontrado no Reino Unido sugere que a água da Terra veio de asteroide

© Foto / Pixabay / CoolVid-ShowsAsteroides caindo na Terra (imagem referencial)
Asteroides caindo na Terra (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2022
Em fevereiro de 2021, uma rocha espacial escura como carvão, do tamanho de uma bola de futebol, caiu do céu no norte da Inglaterra, deixando possíveis vestígios sobre a origem da água na Terra.
Embora tenha se dividido em fragmentos, a maior parte do asteroide foi encontrada na pequena e histórica cidade de Winchcombe. Uma análise desses fragmentos agora mostra que o meteorito veio do sistema solar externo e contém água quimicamente semelhante à da Terra.
O estudo foi publicado, em 16 de novembro, na revista Science Advances. Apesar de ainda não ser possível determinar como a Terra conseguiu sua água, os novos resultados apoiam a ideia de que os asteróides trouxeram água para o jovem planeta.
Pedaços do meteorito Winchcombe foram coletados 12 horas depois de atingirem o solo, o que significa que estão relativamente não contaminados com material terrestre.
Imagem computadorizada da nave espacial Hayabusa 2 perto do asteroide Ryugu, em 5 de abril de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Sonda espacial japonesa encontra água em asteroide pela 1ª vez
Depois de coletar cerca de 530 gramas de meteorito de Winchcombe e outros locais, os pesquisadores poliram o material, o aqueceram e o bombardearam com elétrons, raios X e lasers para descobrir quais elementos e minerais ele continha.
O meteorito é um tipo de rocha rara e rica em carbono chamada condrito carbonáceo, descobriu a equipe. Ele veio de um asteróide perto da órbita de Júpiter e começou em direção à Terracerca de 300 mil anos, um tempo relativamente curto para uma viagem pelo espaço.
Análises químicas também revelaram que o meteorito tem cerca de 11% de água em peso, com a água retida em minerais hidratados. Parte do hidrogênio naquela água é, na verdade, deutério, uma forma pesada de hidrogênio, e a proporção de hidrogênio para deutério no meteorito é semelhante à da atmosfera da Terra.
"É uma boa indicação de que a água [na Terra] vinha de asteroides ricos em água", disseram os cientistas.
Uma faixa aparece no céu durante a chuva anual de meteoros Perseidas nas montanhas de Guadarrama, perto de Madri, na madrugada (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2022