Sonda espacial japonesa encontra água em asteroide pela 1ª vez

© AP Photo / ISAS/JAXA via APImagem computadorizada da nave espacial Hayabusa 2 perto do asteroide Ryugu, em 5 de abril de 2019
Imagem computadorizada da nave espacial Hayabusa 2 perto do asteroide Ryugu, em 5 de abril de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Segundo informações da imprensa japonesa, a descoberta científica pode fornecer pistas fundamentais sobre as origens dos oceanos da Terra.
A água foi encontrada em uma amostra de asteroide coletada pela sonda espacial japonesa Hayabusa-2, marcando a primeira descoberta desse tipo e lançando luz sobre como os oceanos da Terra podem ter se formado.
As descobertas foram publicadas nesta quinta-feira (22) na revista Science por equipes de pesquisa da Universidade de Tohoku, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e de outros lugares.
© AFP 2023 / Akihiro Ikeshita / JAXASonda espacial Hayabusa e o asteroide Itokawa (imagem referencial)
Sonda espacial Hayabusa e o asteroide Itokawa (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Sonda espacial Hayabusa e o asteroide Itokawa (imagem referencial)
Os pesquisadores, escreve o jornal Nikkei Asia, analisaram amostras do asteroide Ryugu, enviadas pela sonda Hayabusa-2. Segundo eles, a descoberta oferece um novo suporte para a teoria de que a vida na Terra foi semeada do espaço sideral.
"Esta gota de água tem um grande significado", disse o cientista-chefe Tomoki Nakamura, da Universidade de Tohoku.
"Muitos pesquisadores acreditam que a água foi trazida (do espaço sideral), mas na verdade descobrimos água em Ryugu, um asteroide próximo à Terra, pela primeira vez", comentou.
A Hayabusa-2 foi lançada em 2014 em sua missão para Ryugu e retornou à órbita da Terra há dois anos para deixar uma cápsula contendo a amostra.
A preciosa carga já rendeu vários insights, incluindo material orgânico que mostrou que alguns dos blocos de construção da vida na Terra, os aminoácidos, podem ter sido formados no espaço.
Ilustração mostra a sonda Akatsuki orbitando Vênus. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2021