- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inflação recorde na Dinamarca provoca debate sobre viabilidade da indexação da coroa ao euro

© Foto / jackmac34Euros (imagem de referência)
Euros (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022
Nos siga no
Foi questionada a ligação da moeda nacional do país escandinavo ao euro, depois que a subida dos preços atingiu os maiores níveis desde que a coroa dinamarquesa foi indexada à antecessora da moeda europeia comum.
A Dinamarca iniciou um debate sobre a indexação da coroa dinamarquesa ao euro em meio à escalada da inflação no país, relata na sexta-feira (18) a agência norte-americana Bloomberg.
A indexação da moeda nacional da Dinamarca começou em 1979, quando foi indexada à Unidade Monetária Europeia (UME), uma moeda escritural antecessora ao euro, que existiu entre esse ano e 1998 na Comunidade Econômica Europeia, que passou a ser a União Europeia em 1993. A UME não tinha circulação física e era indexada ao marco alemão, apesar de ser composta por um grupo de moedas do bloco europeu.
Até agora o Banco Nacional da Dinamarca, o banco central do país, não se tem envolvido na questão da inflação, por ela permanecer em um intervalo entre 0% e 5% desde os meados da década de 1980. No entanto, o recente "aumento da inflação desencadeou mais debate sobre a indexação da coroa ao euro do que vimos em uma geração", disse na sexta-feira (18) Las Olsen, economista-chefe do Danske Bank A/S. A alta atual dos preços na Dinamarca é de 10,1%.
Chamas azuis e vermelhas em um fogão a gás de cozinha em Copenhague, Dinamarca, 16 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Panorama internacional
Preços de eletricidade na Dinamarca atingem novos 'extremos'
Isso tem levado economistas, think tanks e um ministro governamental a sugerir uma discussão sobre a viabilidade da taxa de câmbio. Na opinião de Olsen, a indexação ainda faz sentido, citando uma opinião majoritária entre acadêmicos, funcionários governamentais, políticos e no próprio Banco Nacional da Dinamarca.
"Estamos longe de uma mudança na opinião geral, e uma mudança na política é altamente improvável, em nossa opinião", segundo o economista, acrescentando não pensar "que o resultado da inflação na Dinamarca teria sido substancialmente diferente se o Banco Nacional tivesse tido uma meta de inflação em vez de uma meta cambial".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала