- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Preços de eletricidade na Dinamarca atingem novos 'extremos'

© AFP 2023 / Ida Marie Odgaard / Ritzau Scanpix / HandoutChamas azuis e vermelhas em um fogão a gás de cozinha em Copenhague, Dinamarca, 16 de maio de 2022
Chamas azuis e vermelhas em um fogão a gás de cozinha em Copenhague, Dinamarca, 16 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Nos siga no
O custo da eletricidade na Dinamarca tem subido nos últimos tempos, atingindo o maior valor em mais de dez anos em meio às sanções antirrussas e à seca na Europa.
Os preços de eletricidade na Dinamarca estabeleceram mais um recorde no espaço de várias semanas, atingindo o nível mais alto em 12 anos, revelam dados da empresa estatal operadora de energia dinamarquesa Energinet.
Assim, o preço médio ao consumidor na bolsa de eletricidade nórdica Nord Pool atingiu 7,5 coroas dinamarquesas (R$ 5,16) por quilowatt-hora nesta semana, escreveu na terça-feira (23) a emissora dinamarquesa TV2.
"Neste momento temos que descrever os níveis de preços como extremos", disse Ole Sloth Hansen, chefe da estratégia de mercadorias do Saxo Bank.
Se os preços permanecerem altos, serão um grande fardo sobre a grande maioria dos domicílios dinamarqueses, prevê Louise Aggerstrom, economista privada e analista-chefe do Danske Bank. Ela sublinhou que, para uma família com filhos, a alta inflacionária pode aumentar a conta de eletricidade em milhares de coroas por mês e alertou para contas de aquecimento excepcionalmente altas durante o próximo inverno europeu.
Um trabalhador sentado dentro de um guindaste na plataforma de gás Sleipner, a cerca de 250 km da costa da Noruega no mar do Norte, 15 de maio de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2022
Panorama internacional
Produção de gás da Dinamarca não vai ser retomada até o próximo inverno
Jim Vilsson, economista sênior da Energinet, pediu aos dinamarqueses para "mudar nossa atitude sobre como usamos a eletricidade", prevendo que os preços continuariam altos.
Os preços dos produtos e serviços têm crescido na Dinamarca e na Europa em meio a diversos fatores, principalmente devido às sanções impostas à Rússia em meio à sua operação militar especial na Ucrânia, que aumentaram os custos do comércio e do transporte de mercadorias. Além disso, secas no continente estão dificultando o transporte de petróleo e carvão nas principais hidrovias da Europa, ao mesmo tempo que usinas nucleares na França estão em operações de manutenção.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала