DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem em túmulo na China bonecos milenares de terracota de dançarinos e músicos (FOTOS)

© Foto / Pixabay / mkarasch0Soldados de Terracota
Soldados de Terracota - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2022
Nos siga no
Arqueólogos descobriram em Datong, na província chinesa de Shanxi, no nordeste do país, um túmulo da dinastia de Wei do Norte (386 – 534 d.C.) que continha uma coleção substancial de bonecos de cerâmica.
O túmulo 113, desenterrado no centro de um grupo de catacumbas, continha dezenas de objetos funerários, principalmente bonecos de barro, escreve China Daily.

Os bonecos são liderados por cavaleiros de cerâmica. Atrás deles vai um grupo de trabalhadores, animais, objetos da vida quotidiana e carroças. Particular interesse é representado por dez bonecos de acrobatas, dançarinos e músicos vestidos de trajes de povos Hu, assim os chineses chamavam seus vizinhos do norte.

De acordo com especialistas, a recente descoberta arqueológica oferece novas informações para o estudo da vida social da dinastia, vestimentas étnicas e práticas fúnebres.
Na representação típica de uma personagem Hu da dinastia Wei do Norte, os olhos dos músicos são profundos e largos, e o nariz é curto e alto. Eles usam mantos com golas redondas e mangas estreitas.
Uma coleção de bonecos de terracota de um túmulo da dinastia Wei do Norte (386-534 d.C.) foi recentemente desenterrada em Datong, província de Shanxi. Eles fornecem novos materiais para o estudo da cultura funerária, roupas étnicas e vida social da dinastia.
A parte inferior do manto tem fendas para mostrar as botas dos artistas. O conjunto de três músicos é particularmente impressionante. Eles são representados em posição sentada, usando chapéus altos com uma crista cruciforme na frente e atrás.
Templo de Esna, Egito - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2022
Ciência e sociedade
Descobrem em templo no Egito santuário com práticas rituais nunca antes vistas (FOTO)
As relíquias indicam que as pessoas a quem pertenciam os túmulos faziam parte da classe alta. Os trajes de músicos femininos demonstram a integração do período da cultura nacional e do desenvolvimento do traje.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала