DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem em templo no Egito santuário com práticas rituais nunca antes vistas (FOTO)

© Foto / Ahmed AminTemplo de Esna, Egito
Templo de Esna, Egito - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2022
Nos siga no
Arqueólogos desenterraram um santuário em um templo no Egito que apresenta um ritual nunca visto antes. A descoberta foi feita por uma equipe de arqueólogos que escavava na antiga cidade portuária de Berenike no leste do país.
O local descoberto foi denominado pelos pesquisadores de Santuário do Falcão, devido ao material encontrado que aponta para uma função ritual associada a um culto do falcão, e data dos séculos IV a VI d.C. Durante este período, a cidade foi parcialmente povoada pelos Blemmyes – um povo nômade da região de Núbia que se espalhou para muitas outras áreas do deserto oriental do Egito. O estudo foi recentemente publicado na revista American Journal of Archaeology.
A descoberta fornece uma nova visão sobre as práticas religiosas dos Blemmyes e como elas se fundiram com o sistema de crenças egípcio, escreve IFLScience.
O achado mais incrível, que dá o nome ao santuário, foi a descoberta de 15 falcões – a maioria sem cabeça – enterrados dentro do templo. Os enterros de falcões mumificados têm sido encontrados em outros templos, mas geralmente apenas um e separadamente. Encontrar várias aves juntas com ovos é uma descoberta única.
© Foto / Oller Guzmán et al., 2022, American Journal of ArchaeologyEstela do Deus Falcão e da Cabeça, a escala é de 30 centímetros
Estela do Deus Falcão e da Cabeça, a escala é de 30 centímetros - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2022
Estela do Deus Falcão e da Cabeça, a escala é de 30 centímetros

"Os achados materiais são particularmente notáveis e incluem oferendas como arpões, estátuas em forma de cubo e uma estela com indicações relacionadas a atividades religiosas", disse em comunicado o professor Joan Oller Guzmán, chefe da equipe de pesquisa do projeto Sikait.

Entre as descobertas materiais, a estela merece uma atenção particular. Acredita-se que ela representa uma procissão de deuses e tem uma inscrição que diz: "É impróprio cozer uma cabeça aqui". Uma proibição como esta em um templo religioso não foi encontrada antes em Berenike e implica que a realização desse ritual no templo era uma atividade blasfema. Provavelmente era realizada em outro lugar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала