- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países ocidentais testaram substâncias com efeito narcótico na Ucrânia, diz República de Lugansk

CC BY 2.0 / Flickr / Marco Verch Professional Photographer / Seringa de droga (imagem referencial)
Seringa de droga (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2022
Nos siga no
O médico sanitário-chefe da República Popular de Lugansk explicou por que vários países ocidentais realizaram um programa de testagem de medicamentos analgésicos com efeito narcótico na Ucrânia.
Desenvolvedores ocidentais testaram analgésicos com efeito narcótico na Ucrânia, declarou Dmitry Dokashenko, médico sanitário-chefe da República Popular de Lugansk.
Ele referiu à Sputnik que se tratavam de analgésicos nasais desenvolvidos para o uso de militares da OTAN.
"Não existem no mundo tais medicamentos como analgésicos com efeito narcótico em forma nasal. Portanto, este é um desenvolvimento muito moderno, sendo necessárias bases farmacêuticas bastante poderosas para criar tais medicamentos. Na Ucrânia, pelo menos de acordo com as informações que dispúnhamos em 2014, é claro, não havia tais bases", disse o médico, que participou de testes de várias substâncias na época.
Placas de aviso perto dos armazéns de armas químicas russas antes de serem destruídas - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Panorama internacional
EUA transformaram ucranianos em 'cobaias' para testar vírus perigosos, diz especialista
Segundo Dokashenko, os testes foram realizados na Ucrânia para reduzir os custos do programa, porque isso permite pagar menos aos voluntários e especialistas do que na Europa Ocidental. Além disso, comentou, o posicionamento na região de Donbass, não muito longe da zona de conflito, minimiza o risco de vazamento de informações no caso de um resultado desfavorável dos testes.
"Mais importante ainda, se estes estudos não tivessem sucesso, os resultados não seriam divulgados tão rapidamente, como aconteceria em qualquer outro país europeu", explicou Dokashenko.
Em setembro, Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, relatou que na Ucrânia existia uma rede de mais de 30 laboratórios biológicos, que trabalhavam para o Pentágono. O programa biológico-militar dos EUA na Ucrânia foi desmantelado após o início da operação militar especial da Rússia, detalhou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала