- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA transformaram ucranianos em 'cobaias' para testar vírus perigosos, diz especialista

© Sputnik / Iliya Pitalev / Acessar o banco de imagensPlacas de aviso perto dos armazéns de armas químicas russas antes de serem destruídas
Placas de aviso perto dos armazéns de armas químicas russas antes de serem destruídas - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos transformaram propositalmente os ucranianos em "cobaias" para testar patógenos exóticos de doenças perigosas como parte do programa biológico militar do Pentágono, afirma o microbiologista Igor Nikulin, ex-membro da comissão de armas biológicas e químicas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em entrevista à Sputnik, Nikulin comentou sobre a reunião dos estados parte da Convenção sobre as Armas Químicas e Biológicas (BWC, na sigla em inglês) realizada entre os dias 5 e 9 de setembro, em Genebra.
Segundo Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, Kiev e Washington não forneceram evidências de que a cooperação dos EUA teria ajudado a melhorar a situação sanitária e epidemiológica na Ucrânia. O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, apresentou provas materiais da atividade biomilitar norte-americana em território ucraniano.
Em Belgorod, na Rússia, soldados russos são transportados em um blindado na fronteira com a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022
Panorama internacional
O que é a toxina botulínica, arma química usada pela Ucrânia para envenenar soldados russos
"Na própria Ucrânia, foi dito que seus 'sucessos' são tais que mais de 200.000 ucranianos morreram de várias doenças epidêmicas nos últimos oito anos. Para a Europa, esses números são simplesmente catastróficos", disse Nikulin.
"Uma das primeiras decisões das autoridades 'Maidan' na Ucrânia foi a eliminação da supervisão sanitária e epidemiológica. E suas funções foram realmente assumidas pelo Pentágono. Mas vemos como os militares dos EUA 'se preocupam' com os ucranianos, já que conduziram experimentos em militares, crianças. Ou seja, os americanos na Ucrânia fizeram o que é proibido", destacou o especialista.
Nikulin lembrou que anticorpos contra patógenos de doenças perigosas foram encontrados em prisioneiros de guerra ucranianos, o que nunca foi característico da Ucrânia.

"Os Estados Unidos testaram seus últimos desenvolvimentos biológicos militares em pessoas vivas, em animais, em plantas. E os ucranianos eram apenas cobaias para eles", disse Nikulin.

Em março, Nikulin acusou os EUA de transformar a Ucrânia em um "supercampo de testes" de armas biológicas. Segundo ele, os EUA têm testado na Ucrânia as suas mais recentes tecnologias de armas biológicas na mais diversificada gama de genes.
Na Ucrânia, quando o Ministério da Saúde deste país era chefiado pela cidadã norte-americana Uliana Suprun, o Serviço Sanitário e Epidemiológico do Estado foi totalmente liquidado. Depois disso, surtos de doenças como difteria, sarampo e outras infecções ocorreram em diferentes regiões da Ucrânia. As formas de tuberculose resistentes a muitos antibióticos são comuns.
Anteriormente, Igor Kirillov, tenente-general das Forças Armadas da Rússia, disse em uma coletiva de imprensa que um dos objetivos dos EUA e dos seus aliados era criar bioagentes capazes de atacar seletivamente vários grupos étnicos, particularmente os eslavos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала