- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsonaro pode estar arquitetando golpe de Estado, diz Evo Morales à Sputnik (VÍDEO)

© AFP 2023 / Evaristo SáO presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (ao centro), caminha até o Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), em 31 de outubro de 2022, um dia após o segundo turno das eleições presidenciais
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (ao centro), caminha até o Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), em 31 de outubro de 2022, um dia após o segundo turno das eleições presidenciais - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Nos siga no
Para ex-líder boliviano, o silêncio do presidente brasileiro coloca em dúvidas sua real aceitação perante a derrota sofrida nas urnas no último domingo (30). Ao falar sobre o assunto, Morales lembrou o caso da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.
Em declarações concedidas à Sputnik nesta terça-feira (1º), o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que o mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), pode estar pensando em um golpe de Estado, uma vez que ainda não reconheceu sua derrota para o ex-presidente Lula no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil.
"Ele [Bolsonaro] tem que admitir sua derrota. Não quero pensar, há um golpe lá, se não for militar, é como fizeram com a Dilma [Rousseff], um golpe parlamentar ou judicial. Agora não há tanto golpe militar. Quando ele entra no campo eleitoral, ele tem que reconhecer os triunfos dos outros", disse Morales.
Trinta e oito horas após o resultado do pleito, Bolsonaro ainda não se manifestou e mantém silêncio sobre a vitória de Lula. Entretanto, cumprimentar o candidato eleito e desejar sorte é uma tradição brasileira que aconteceu em todas as eleições passadas.
Até o momento, apenas integrantes de sua gestão, como o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) já entraram em contato com membros da campanha de Lula para oferecer apoio no processo de transição de governo, relata o G1.
Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, durante entrevista ao canal CGTN espanhol (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Eleições 2022
Com Bolsonaro em silêncio, Mourão trata da transição no Jaburu com Alckmin
A agenda de Bolsonaro para esta terça-feira (1º) não prevê compromissos oficiais, segundo a mídia. Pela manhã, o senador e seu filho, Flavio Bolsonaro (PL-RJ), foi visto entrando no Palácio da Alvorada, assim como o deputado Hélio Lopes (PL-RJ), que também foi avistado chegando ao local.
No domingo (30), após as urnas serem 100% apuradas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала