- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China acusa nova estratégia dos EUA: armas nucleares para 'promover objetivos geopolíticos'

© Foto / Administração Nacional de Segurança NuclearRepresentação artística da nova bomba nuclear dos EUA, B61-12
Representação artística da nova bomba nuclear dos EUA, B61-12 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Nos siga no
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China analisou a "estratégia de dissuasão" dos EUA e explicou por que a política nuclear norte-americana alimentará uma corrida armamentista e ameaçará a paz.
"A política de armas nucleares dos Estados Unidos alimentará uma corrida armamentista nuclear e colocará em risco a paz e a estabilidade", alertou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta-feira (28).
As declarações foram feitas pelo porta-voz Wang Wenbin. Segundo apuração da agência Xinhua, ele fez críticas específicas à Revisão da Postura Nuclear (NPR, na sigla em inglês) divulgada ontem (27) pelo Pentágono.
No entendimento do chanceler chinês, "os EUA pretendem usar armas nucleares como um instrumento para promover objetivos geopolíticos e ir totalmente contra a expectativa internacional de prevenir uma guerra nuclear".
"A política dos EUA reflete sua lógica hegemônica de buscar a superioridade militar absoluta, o que estimulará uma corrida armamentista nuclear", denunciou Wang, que também abordou a presença nuclear dos EUA no Pacífico Sul e as acusações de Washington contra a China.
Veículos militares chineses transportando mísseis balísticos DF-17 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2022
Panorama internacional
General da Força Aérea dos EUA adverte sobre 'incrível expansão da força nuclear' da China

"Ao fortalecer o papel das armas nucleares em sua política de segurança nacional e reduzir o limite para seu uso, os EUA se tornaram cada vez mais uma fonte de risco de conflito nuclear", disse o diplomata.

Na NPR, o Departamento de Defesa dos EUA identificou a China como o maior desafio de segurança norte-americano. Além disso, o documento questionou o alcance, o ritmo e a falta de transparência na expansão nuclear chinesa.
A revisão concluiu que um aumento da capacidade nuclear permitiria a Pequim "adotar uma gama mais ampla de estratégias para atingir seus objetivos, incluindo coerção nuclear e primeiro uso nuclear limitado".
Em resposta, recomendou uma "estratégia de dissuasão flexível e postura de força" adaptada para combater a China, incluindo a implantação de ogivas de mísseis balísticos lançados por submarinos W76-2 de baixo rendimento, bombardeiros globalmente implantáveis e aviões de combate de capacidade dupla".
Nesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2022
Panorama internacional
Casa Branca: EUA estão prontos para desafios e pretendem vencer a China em competição estratégica
O relatório do Pentágono sugeriu o fortalecimento de alianças com Coreia do Sul, Japão e Austrália "para garantir uma combinação eficaz de capacidades, conceitos, desdobramentos, exercícios e opções personalizadas para impedir e, se necessário, responder à coerção e agressão".

Wang defendeu o desenvolvimento nuclear da China como "modernização nuclear normal" e disse que o relatório faz acusações infundadas. Os EUA estão "descaradamente adaptando sua estratégia de dissuasão nuclear para atingir a China", afirmou.

Wang disse que os EUA, como donos de um dos maiores arsenais nucleares do mundo, estão continuamente atualizando suas "tríades" nucleares — forças de ataque nuclear terrestres, marítimas e aéreas — e foram seletivos na promoção de uma agenda internacional de controle de armas nucleares para suprimir seus adversários.
A China criticou repetidamente os planos dos EUA e do Reino Unido para ajudar a Austrália a adquirir submarinos movidos a energia nuclear como uma violação dos acordos de não proliferação nuclear e tentou bloquear o acordo por meio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Submarino norte-americano da classe Virginia SSN 774 USS (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2022
EUA podem construir submarinos nucleares para Austrália ante o crescente poderio militar da China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала