- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em seu 1º discurso como premiê britânico, Sunak promete 'corrigir erros' cometidos por Liz Truss

© AP Photo / Kin CheungO novo primeiro-ministro britânico Rishi Sunak fala em Downing Street, em Londres, 25 de outubro de 2022
O novo primeiro-ministro britânico Rishi Sunak fala em Downing Street, em Londres, 25 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2022
Nos siga no
Falando de Downing Street, Sunak disse que seu governo demonstraria "integridade, profissionalismo e responsabilidade", enfatizando uma mudança na abordagem das duas últimas administrações conservadoras.
Em seu primeiro discurso como premiê do Reino Unido nesta terça-feira (25), Rishi Sunak alertou que o Reino Unido está à beira de uma "crise econômica" e prometeu corrigir os "erros" cometidos por Liz Truss em seus apenas 45 dias de mandato. Ao mesmo tempo, a autoridade disse querer "reconquistar a confiança dos eleitores" britânicos.
De acordo com o The Guardian, ele discursou dirigindo-se à nação em tom sombrio e sem a multidão habitual de apoiadores.
Embora tenha dito que admirava a "inquietação de Truss para criar mudanças", Sunak afirmou que estava claro que "alguns erros foram cometidos" e que acreditava ter sido escolhido pelos parlamentares conservadores "para corrigi-los".
"Esse trabalho começa imediatamente", enfatizou.
Ao mesmo tempo que comentou o trabalho da colega de partido, o recém-premiê também atribuiu a culpa pela crise à pandemia de COVID-19 e ao conflito entre Rússia e Ucrânia, dizendo que "neste momento, nosso país está enfrentando uma profunda crise econômica".
Em meio a especulações de que será forçado a cortar gastos públicos para tapar um buraco negro fiscal de cerca de £ 30 bilhões (R$ 180 bilhões), o novo primeiro-ministro disse que havia "decisões difíceis por vir", mas destacou o esquema de licença que ele criou durante a pandemia e insistiu: "Vou trazer essa mesma compaixão pelos desafios que enfrentamos hoje", relata a mídia britânica.
Liz Truss chega à sede do Partido Conservador, em Westminster, em 5 de setembro de 2022, após ser eleita primeira-ministra - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2022
Panorama internacional
Analistas: Truss sofreu 'golpe moderado' e Partido Conservador do Reino Unido deve perder eleições
Mais uma vez procurando se contrastar com Truss, que planejava acumular enormes contas de empréstimos para pagar cortes de impostos antes de ser forçada a uma reviravolta poderosa em sua agenda econômica, Sunak disse que "não deixaria a próxima geração [… ] com uma dívida para saldar que a qual nós estávamos fracos demais para pagar".
Rishi Sunak, de 42 anos, é o segundo primeiro-ministro não eleito do Reino Unido em sete semanas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала