- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analistas: Truss sofreu 'golpe moderado' e Partido Conservador do Reino Unido deve perder eleições

© AP Photo / Kirsty WigglesworthLiz Truss chega à sede do Partido Conservador, em Westminster, em 5 de setembro de 2022, após ser eleita primeira-ministra
Liz Truss chega à sede do Partido Conservador, em Westminster, em 5 de setembro de 2022, após ser eleita primeira-ministra - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2022
Nos siga no
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, foi vítima de um golpe do establishment moderado de seu país e seu fracasso significa que o Partido Conservador, atualmente no poder, está condenado nas próximas eleições gerais, disseram especialistas à Sputnik nesta sexta-feira (21).
Truss renunciou na quinta-feira (20) depois de apenas 44 dias no cargo, o mandato mais curto de qualquer primeiro-ministro do Reino Unido desde que o cargo foi criado, há 300 anos.
O comentarista político britânico e ex-diplomata Peter Ford disse que a rápida queda de Truss foi causada por políticas radicais que ultrajaram o consenso político liberal do país.

"Houve um golpe do establishment 'moderado', anunciado pela BBC, assim como houve um golpe contra [o ex-líder do Partido Trabalhista Jeremy] Corbyn", disse Ford. "Os conservadores estão agora condenados [nas urnas]."

Liz Truss, então recém-eleita primeira-ministra britânica, chega para fazer discurso do lado de fora de Downing Street, em Londres, depois de retornar de Balmoral, na Escócia, onde fora formalmente nomeada pela rainha britânica, Elizabeth II, em 6 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022
Panorama internacional
Liz Truss luta pela sobrevivência, diz jornal britânico
Incapazes de oferecer ao eleitorado um verdadeiro conservadorismo, os conservadores devem ser "dizimados" na próxima eleição geral pelos trabalhistas ultramoderados, de acordo com Ford.
No Reino Unido de hoje, acrescentou, a mídia corporativa conspirará para derrubar qualquer político que se desvie da série de crenças "moderadas", compartilhadas por parlamentares de todos os partidos.
O ex-diplomata britânico descreveu o que houve com Truss como uma "versão espelhada acelerada do que houve com Corbyn".

"Ambos foram escolhidos por membros entusiastas do partido — um para trazer o socialismo de volta ao Partido Trabalhista de [ex-primeiro-ministro Tony] Blair, outro para trazer de volta o verdadeiro conservadorismo (impostos baixos, especialmente), e ambos foram derrubados por revoltas de parlamentares do que eu chamaria de extremo-centro", disse Ford.

Joe Biden, Olaf Scholz, Jens Stoltenberg, ao fundo, à esquerda a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, ao fundo, segunda à direita e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022
Panorama internacional
Por videoconferência, Biden conversa com Scholz, Trudeau, Draghi e Liz Truss sobre Ucrânia

Políticas contra a Rússia contribuíram para a queda

Ford também disse que Truss se prejudicou ao continuar a feroz política antirrussa que herdou de seu antigo chefe e antecessor, Boris Johnson, que enfraqueceu seriamente a própria economia doméstica do Reino Unido.

"Uma das ironias aqui é que Truss foi, em certa medida, responsável por seu próprio fracasso, porque, como secretária de Relações Exteriores, ela foi coautora com Boris Johnson da política de sanções à Rússia, que saiu pela culatra de forma tão espetacular nas economias do Reino Unido e da União Europeia", disse.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Operação militar especial russa
Boris Johnson se opõe a quaisquer negociações entre Rússia e Ucrânia
O aumento nos preços da energia, acrescentou Ford, provou ser a gota d'água que quebrou essas economias, após anos de gastos e empréstimos que lançaram as bases para uma decolagem na inflação.
Ford disse que essas políticas, entre outras estabelecidas, prejudicaram o Reino Unido.

"A devoção inabalável a gastos públicos imprudentemente altos financiados pela criação de dinheiro e empréstimos, um culto ao Serviço Nacional de Saúde [NHS, na sigla em inglês], o alarmismo climático, o liberalismo social minando a família e, claro, o culto à 'defesa' e à OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte]."

O ex-secretário adjunto de Defesa dos EUA para Assuntos de Segurança Internacional, Chas Freeman, disse que Truss parece ser a personificação perfeita do Princípio de Peter, pelo qual as pessoas são promovidas acima de seus reais níveis de experiência e competência.

"Sua abordagem ideológica para a formulação de políticas confirmou a impressão que muitos tinham dela, como um pouco idiota com delírios sobre a liberdade de manobra que o Reino Unido ganhou com o Brexit", disse Freeman. "Então ela teve que ir."

Do ponto de vista americano, a velocidade com que ela caiu é inspiradora e desanimadora, acrescentou Freeman.

"Muitos aqui [nos EUA] desejam que nosso sistema permita um despacho igualmente rápido de líderes eleitos que provaram sua ignorância e inépcia além de qualquer dúvida razoável", disse Freeman. "Mas não vão ter."

Ministra das Relações Exteriores britânica, Liz Truss, discursa na cerimônia de lançamento da sua campanha eleitoral para o cargo do líder do Partido Conservador, 14 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2022
Panorama internacional
The Guardian: Liz Truss pode causar mais danos que Boris Johnson
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала