- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky critica Israel por falta de ajuda de defesa aérea

© AP Photo / Serviço de imprensa presidencial da UcrâniaVladimir Zelensky, presidente ucraniano, fala ao telefone com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, em Kiev, na Ucrânia, em 11 de janeiro de 2022
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, fala ao telefone com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, em Kiev, na Ucrânia, em 11 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022
Nos siga no
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, criticou Israel nesta segunda-feira (24) por reter armas de defesa aérea que ele disse que seu governo precisava para tentar fazer frente à Rússia.
Zelensky falou por vídeo em uma conferência organizada pela imprensa de Israel. Ele disse que a "cooperação entre Moscou e Teerã" não teria ocorrido se os líderes israelenses tivessem concordado em ajudar a proteger os céus da Ucrânia.
O presidente ucraniano possivelmente se referiu a uma suposta entrega de drones iranianos à Rússia, o que Moscou e Teerã negam com veemência.

"Toda vez que discutimos o terror de foguetes e drones da Rússia, falamos sobre nossos parceiros que já estão fazendo o que podem para proteger o céu. Infelizmente a palavra 'Israel' nunca é mencionada", disse.

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, disse na semana passada que Israel não poderia fornecer equipamentos militares à Ucrânia, citando "razões operacionais".
O porta-voz do Ministério Nasser Kanaani em Teerã 11 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2022
Panorama internacional
Irã 'rejeita veementemente' pedido de apuração da ONU sobre suposto uso de seus drones na Ucrânia
Ele prometeu que Israel ajudaria os ucranianos a desenvolver um sistema de alerta de ataques aéreos e forneceria ajuda humanitária, escreve o jornal The Times of Israel.

"Infelizmente não temos nossa própria 'Cúpula de Ferro'. Ainda não temos um sistema moderno e eficaz de defesa aérea e defesa antimísseis que possa proteger nossos céus", reclamou Zelensky.

A Rússia lançou uma série de ataques aéreos contra alvos ucranianos neste mês, em resposta ao bombardeio da Ponte da Crimeia, que liga a península, no mar Negro, à Rússia continental. Quatro civis morreram na ocasião.
Explosão da ponte da Crimeia danificou estrutura. Crimeia, 8 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2022
Operação militar especial russa
FSB: inteligência ucraniana esteve por trás do ataque terrorista na ponte da Crimeia (FOTOS, VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала