- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Retrato do Congresso em 2023: nova bancada criará mais dificuldades a Lula ou a Bolsonaro?

© Jefferson RudyCongresso Nacional na inauguração da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura, em 3 de fevereiro de 2021 (foto de arquivo)
Congresso Nacional na inauguração da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura, em 3 de fevereiro de 2021 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
Nos siga no
Especiais
A Sputnik Brasil conversou com cientistas políticos sobre a composição do Parlamento para o ano que vem. Para José Paulo Martins Júnior, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Bolsonaro tem a seu favor uma maior bancada e a experiência do primeiro mandato, enquanto Lula terá que recorrer a um governo mais conservador.
Um dos grandes vitoriosos nas eleições parlamentares deste ano foi o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro. Na Câmara dos Deputados, a legenda alcançou a maior bancada de um partido na história, com 99 assentos. No Senado, dos 27 eleitos, oito são do PL, que passa a ter a maior fatia também nesta Casa, com 13 parlamentares.
Apesar da vitória parlamentar de Bolsonaro, não é possível afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu derrotado. A Federação Brasil da Esperança (PT–PCdoB–PV) teve bom desempenho e terá a segunda maior bancada na Câmara, com 80 vagas. No Senado, o Partido dos Trabalhadores (PT) passou de sete para nove cadeiras.
Quem mais perdeu assentos foram partidos de centro e da centro-direita. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), por exemplo, sofreu a maior redução na representação na Câmara, caindo de 23 para 13 deputados.
© AFP 2023 / Mauro Pimentel/ Miguel SchincariolO presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula. Foto de arquivo
Já no Senado, esta é a primeira vez desde 1986 que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) sai de uma eleição sem a maior bancada. Neste domingo (2), apenas Renan Filho, de Alagoas, foi eleito pelo partido. Com isso, a sigla fica com dez parlamentares na Casa, atrás do PL (13) e do União Brasil (12) e empatado com o PSD.
Mas, afinal, o que a nova composição representará para o presidente eleito no próximo dia 30, em segundo turno? Quais seriam as maiores dificuldades de Lula e de Bolsonaro em eventual governo a partir de 1º de janeiro de 2023 em relação ao Congresso?
Para o cientista político da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Ricardo Ismael, qualquer que seja o escolhido pela população, o presidente eleito precisará negociar com o Congresso para ter e manter maioria parlamentar, "principalmente se quiser aprovar emendas constitucionais".

"Diria que a primeira tarefa do presidente eleito é buscar conversar com os partidos e as lideranças do Congresso Nacional, para tentar montar essa maioria, além de buscar participar das negociações para eleição dos presidentes da Câmara e do Senado", indica Ismael, em entrevista à Sputnik Brasil.

De acordo com o especialista, se o presidente tiver iniciativa e capacidade de articulação entre as forças políticas do Congresso, poderá estabelecer pontos prioritários para balizar o início de seu mandato.

"A iniciativa do presidente eleito, até por conta do instrumento das medidas provisórias, é um fator decisivo na agenda para 2023", aponta.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em Brasília, em 14 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
Eleições 2022
Ofensiva final de Bolsonaro garantiu crescimento no Senado, diz analista
Já para José Paulo Martins Júnior, cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), um eventual governo Lula poderá ter mais dificuldades do que Bolsonaro quanto a suas pautas no Congresso.

"Um governo Lula terá mais limites, dificuldades, mesmo que consiga conquistar apoio de partidos de centro-direita, como o PSD, o PP, que já compuseram o gabinete ministerial do Lula", disse à Sputnik Brasil.

Segundo ele, o petista teria um governo "com uma cara conservadora, mas não muito diferente do que foi um governo Lula de 2003 a 2010".
Quanto a um novo governo Bolsonaro, o especialista acredita que o presidente teria mais facilidades do que no primeiro mandato. Martins Júnior aponta que, além de agora já contar com experiência na relação com o Congresso, Bolsonaro terá a seu favor uma bancada partidária ainda maior.
O professor lembra que Bolsonaro não seguiu o modelo do presidencialismo de coalizão, como governos anteriores, optando por ampliar a autonomia dos parlamentares na execução orçamentária, por meio do chamado orçamento secreto, para garantir governabilidade.

"Bolsonaro não vai ter dificuldade de governar com esse Congresso. Basta querer, porque tem o Congresso na mão, para fazer, inclusive, emendas constitucionais", afirmou o especialista, acrescentando que partidos de oposição ao governo, como PT, Psol e Rede, elegeram uma bancada de menos de um terço na Câmara. "Não têm 150, 160 deputados. A situação para o Bolsonaro é muito mais fácil."

Debate presidencial no SBT em 24 de setembro de 2022; então líder nas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não compareceu - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
Eleições 2022
Eleição aberta? Analistas explicam votação apertada e apontam chances de Lula e Bolsonaro

Centrão terá 'muita influência' no novo governo

Martins Júnior, da UFF, diz que, em geral, os partidos dos candidatos à Presidência são os que conseguem eleger as maiores bancadas. Houve apenas uma inversão na proporção da preferência a Lula e a Bolsonaro, comenta, já que o PL ficou à frente do PT na Câmara, apesar de o presidente ter tido menos votos do que seu oponente.
Segundo o especialista, as eleições nos estados, com vantagem a candidatos aliados a Bolsonaro, contribuíram para a votação no Parlamento. Ele aponta que a adesão a Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato em São Paulo, e a Romeu Zema (Novo), recém-reeleito governador de Minas Gerais, ajudaram a alavancar a eleição de candidatos a deputado federal.

"O resultado está dentro do que se esperava, com um enfraquecimento da direita tradicional, como o PSDB, que a partir de 2014 acabou perdendo voto para o movimento liderado pelo Bolsonaro. No Senado, houve algumas mudanças, com a direita perdendo espaço para a extrema-direita, e a esquerda, com o PT, até ganhou algumas cadeiras", avaliou.

© Folhapress / Kleyton AmorimO deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados e líder do centrão na Casa, durante programa de entrevistas, em Brasília, em 9 de novembro de 2021
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão na Câmara dos Deputados, durante programa de entrevistas, Brasília, 9 de novmebro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados e líder do centrão na Casa, durante programa de entrevistas, em Brasília, em 9 de novembro de 2021. Foto de arquivo
Ismael, da PUC-Rio, afirma que, apesar das mudanças, a Câmara dos Deputados continua com uma alta fragmentação partidária. Ao todo, são 23 partidos com assentos na Câmara.
Apesar disso, ele aponta que os partidos do chamado centrão foram favorecidos pela injeção financeira do fundo eleitoral, superior ao montante de 2018. Segundo ele, o grupo vai continuar com força nas duas Casas legislativas.
"A Câmara fica um pouco parecida. O centrão continua muito forte, independentemente de quem seja o presidente. O novo presidente terá que negociar com os partidos do centrão, porque foram bem votados e, possivelmente, vão ter influência na próxima legislatura", disse.
Urna eletrônica durante treinamento de votação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em 5 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2022
Eleições 2022
Doações privadas nas eleições 2022: por que eleitorado 'abraça' candidatos com mais recursos?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала