- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em semana de eleições no Brasil, Senado dos EUA aprova moção a favor da democracia brasileira

© AFP 2023 / Mandel NganO senador Bernie Sanders, I-VT, ladeado pelo senador Mike Lee (L), R-UT, e o senador Chris Murphy, D-CT, fala após o Senado votar pela retirada do apoio à guerra da Arábia Saudita no Iêmen, no estúdio de TV do Senado no Capitólio dos EUA em Washington (foto de arquivo)
O senador Bernie Sanders, I-VT, ladeado pelo senador Mike Lee (L), R-UT, e o senador Chris Murphy, D-CT, fala após o Senado votar pela retirada do apoio à guerra da Arábia Saudita no Iêmen, no estúdio de TV do Senado no Capitólio dos EUA em Washington (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2022
Nos siga no
Embora não traga o nome de Bolsonaro explicitamente, senadores vêm mencionando, uma série de vezes nas últimas semanas incluindo ontem (27), as ameaças do presidente brasileiro ao sistema eleitoral.
O Senado norte-americano aprovou ontem (29) resolução a favor do respeito à democracia no Brasil. De acordo com o jornal Valor Econômico, o texto aprovado pede que o governo Bolsonaro "garanta que as eleições de outubro de 2022 sejam conduzidas de uma maneira livre, justa, crível, transparente e pacífica".
A resolução foi conduzida pelos senadores Bernie Sanders, com apoio de Tim Kane, chefe do subcomitê de Relações Exteriores do Congresso para o hemisfério Ocidental; Patrick Leahy, presidente pró-tempore do Senado; Jeff Merkley, Richard Blumenthal e Elizabeth Warren, relata a mídia.
O texto havia sido apresentado no começo do mês, junto à iniciativa similar na Câmara. Embora não traga o nome de Bolsonaro explicitamente, Sanders mencionou uma série de vezes nas últimas semanas, inclusive ontem (27) na tribuna do Parlamento, as ameaças do brasileiro ao sistema eleitoral.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República das eleições de 2022, organizado por Folha, UOL e as TVs Bandeirantes e Cultura, em 28 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2022
Notícias do Brasil
EUA planejam reconhecer rapidamente resultado das eleições presidenciais brasileiras, afirma mídia
Na última semana, Sanders havia reclamado na tribuna do Senado da falta de adesão de representantes do Partido Republicano à moção. O ex-presidente, Donald Trump, manifestou apoio público a Bolsonaro nas eleições. A resolução foi aprovada ontem sem objeções dos republicanos da casa.
"Seria inaceitável que os EUA reconheçam um governo que chegue ao poder de forma não democrática e mandaria uma mensagem terrível a todo o mundo. É importante que o povo do Brasil saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia", disse Bernie.
No final de agosto, o senador declarou que Washington deveria parar a parceria com Brasil se resultado das eleições não for respeitado, conforme noticiado.
O documento aprovado ontem (29) pede ainda que o governo do democrata Joe Biden reconheça automaticamente o resultado do pleito no Brasil, em um esforço para mostrar que o presidente, Jair Bolsonaro, não terá apoio internacional caso não aceite o resultado das urnas, e reveja as relações entre os países em caso de golpe.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa durante um debate sobre O Estado da União Europeia como parte de uma sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, leste da França, em 14 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Panorama internacional
Em carta, europeus propõem à UE sanções comerciais contra Brasil caso 'Bolsonaro tente golpe'
O assunto também foi discutido em reunião entre o ex-presidente Lula e o chefe da Embaixada e Consulados norte-americanos no Brasil, Doug Koneff, na semana passada.
Segundo a mídia, esta não é a única iniciativa dos parlamentares estadunidenses contra Bolsonaro. No último dia 9, deputados e senadores entregaram uma carta a Biden em que alertam para o risco de golpe na eleição de outubro e acusam nominalmente Bolsonaro de ameaçar as instituições democráticas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала