- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

EUA planejam reconhecer rapidamente resultado das eleições presidenciais brasileiras, afirma mídia

© FolhapressO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República das eleições de 2022, organizado por Folha, UOL e as TVs Bandeirantes e Cultura, em 28 de agosto de 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República das eleições de 2022, organizado por Folha, UOL e as TVs Bandeirantes e Cultura, em 28 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2022
Nos siga no
Diplomatas dos Estados Unidos teriam garantido à equipe de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o país vai reconhecer rapidamente o vencedor das eleições no próximo mês, na tentativa de evitar qualquer contestação ao resultado ou incitação ao caos após o fim da contagem.
As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters, citando duas fontes familiarizadas com a conversa.
Lula está à frente nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), está em segundo lugar e coloca a credibilidade do sistema eleitoral e a confiabilidade das urnas eletrônicas constantemente em xeque.
A agência afirma que críticos de Bolsonaro temem que ele siga o exemplo de Donald Trump e se recuse a aceitar o resultado das eleições em caso de derrota.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com dirigentes do MDB - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Notícias do Brasil
Mídia: em reunião, Lula e EUA alinham tática para que Biden reconheça rapidamente presidente eleito
Em uma reunião na quarta-feira (21), Lula pediu a Douglas Koneff, principal diplomata dos EUA no Brasil, um rápido reconhecimento dos EUA se ele vencer, seja no primeiro ou no segundo turno.
De acordo com a Reuters, Lula foi informado de que Washington planeja reconhecer imediatamente os resultados, independentemente de quem vença, dando um exemplo para que outras nações sigam e minimizando a chance de um resultado contestado.
A agência prossegue informando que o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim ouviu garantias semelhantes na quinta-feira (22), quando se reuniu com um grupo de diplomatas da América Latina e do Caribe.
Uma terceira fonte disse à mídia que muitos países europeus também estão planejando um rápido reconhecimento dos resultados eleitorais do Brasil.
O então ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, ao lado do então presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em 29 de junho de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2022
Notícias do Brasil
'Destruição': Celso Amorim critica governo Bolsonaro e aponta metas para política externa do Brasil
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала