- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zakharova: exceções às sanções para fertilizantes e alimentos russos não funcionam

© Sputnik / Assessoria de Imprensa do Ministério da Chancelaria russaA representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante uma coletiva de imprensa em Moscou, 21 de julho de 2022
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante uma coletiva de imprensa em Moscou, 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2022
Nos siga no
As exceções às sanções ocidentais para fertilizantes e alimentos russos não funcionam, denunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
"Em relação ao memorando entre a Rússia e a ONU sobre exportações de fertilizantes e produtos agrícolas nacionais, no momento não há resultados concretos [...] As exceções — anunciadas pelos Estados Unidos e União Europeia [UE] — às sanções unilaterais para fertilizantes e alimentos não funcionam", disse a representante a repórteres.
Ela também especificou que os operadores econômicos e produtores russos continuam enfrentando dificuldades de transporte, seguro e pagamentos.
Em relação às exportações de cereais dos portos ucranianos, Zakharova continuou dizendo que, segundo dados desta terça-feira (13), "129 navios zarparam, e exportaram 2.872.711 toneladas de alimentos, principalmente milho [53%], trigo [22%], óleo e sementes de girassol [8%]".
"De acordo com as informações que temos, apesar das afirmações do secretário-geral da ONU sobre a necessidade de alimentar os países pobres da África e da Ásia, os principais destinatários das cargas são os países que se qualificam como desenvolvidos [Espanha, Países Baixos, Itália, Coreia do Sul, Romênia, Alemanha, França, Grécia, Irlanda e Israel]", denunciou Zakharova.
Um caminhão descarrega grãos no JSC Elevador Melitopol, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2022
Panorama internacional
Sete navios deixam Ucrânia sob acordo de grãos de Istambul, diz ministério turco
A representante ressaltou que sua participação é de 44%; outros 19% são enviados para a Turquia sob obrigações comerciais para processamento adicional e que "a parcela dos países que precisam de alimentos é de apenas 8%, são [eles] o Sudão, Quênia, Djibuti, Somália, Iêmen e Líbano".
No dia 22 de julho, Rússia, Turquia e ONU assinaram um acordo para desbloquear a exportação de grãos e fertilizantes da Ucrânia. Representantes do governo ucraniano assinaram um documento semelhante com representantes de Ancara e da ONU. Além disso, a Rússia assinou um memorando com a ONU para contribuir com a exportação de fertilizantes e produtos agrícolas russos para os mercados internacionais.
Na quarta-feira da semana passada (7), o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, assegurou que a parte do acordo de produtos relacionada à exportação de alimentos e fertilizantes russos não funciona. O acordo deve ser renovado em novembro, mas não está claro se a Rússia vai assinar o documento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала