- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sete navios deixam Ucrânia sob acordo de grãos de Istambul, diz ministério turco

© Sputnik /  / Acessar o banco de imagensUm caminhão descarrega grãos no JSC "Elevador Melitopol", Ucrânia
Um caminhão descarrega grãos no JSC Elevador Melitopol, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2022
Nos siga no
Mais sete navios deixaram os portos ucranianos sob o acordo de grãos do mar Negro, disse o Ministério da Defesa turco nesta terça-feira (13).

"Como parte do embarque de grãos, a partir desta manhã, mais sete navios com grãos deixaram os portos ucranianos", diz o comunicado.

No dia 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa mediada pela ONU para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos do mar Negro. Três portos ucranianos importantes – Odessa, Chornomorsk e Yuzhne – foram desbloqueados para retomar as exportações. O Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês) com sede em Istambul foi criado para monitorar a implementação da iniciativa, inclusive garantindo que os navios de carga não transportem mercadorias ou pessoal não autorizados.
Desde a assinatura do acordo, apenas 28% dos embarques de grãos da Ucrânia foram para países de baixa renda e 44% para países de alta renda, de acordo com um relatório do JCC da última segunda-feira (12). O presidente russo, Vladimir Putin, disse que vai discutir uma revisão do acordo com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan durante a próxima cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) em Samarcanda. Além disso, o enviado russo à ONU disse que a parte do acordo sobre as exportações russas de alimentos não estava funcionando completamente, o que pode levar à rescisão dos acordos.
Grãos de trigo (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2022
Panorama internacional
Quatro navios, com 64,6 mil toneladas de grãos, são autorizados a deixar a Ucrânia, diz JCC
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала