- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ancara exige explicação de Kiev sobre lista de sanções contra empresas turcas

© AFP 2023 / ADEM ALTANO ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, fala durante a 13ª Conferência de Embaixadores em Ancara, Turquia, 8 de agosto de 2022
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, fala durante a 13ª Conferência de Embaixadores em Ancara, Turquia, 8 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2022
Nos siga no
Um site apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia pediu restrições contra empresas turcas que trabalham na Rússia.
Ancara pediu "explicações" da Ucrânia sobre o que a mídia turca descreveu como uma campanha pedindo sanções contra empresas turcas, disse o ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, na quarta-feira (14). Diplomatas turcos tomaram medidas para esclarecer a situação "tanto em Kiev quanto em Ancara", disse o ministro das Relações Exteriores a jornalistas.
Cavusoglu confirmou que a Turquia está ciente de uma extensa campanha ucraniana visando não apenas "empresas turcas", mas mais de 18.000 indivíduos e entidades de várias partes do mundo, incluindo EUA e União Europeia (UE), sobre seus supostos laços com a Rússia. No entanto, são "as nossas empresas que nos interessam", acrescentou.
Os comentários do ministro das Relações Exteriores vieram um dia depois que o jornal turco Aydinlik chamou a atenção para um site aparentemente "afiliado ao Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia" que lista indivíduos e entidades que o governo ucraniano quer sancionados por suas supostas negociações com a Rússia.
O governo turco "solicitou esclarecimentos" ao embaixador ucraniano em Ancara e ao governo em Kiev no último domingo (11), informou o jornal.
"Considerando nossa parceria estratégica existente, solidariedade e cooperação com a Ucrânia, espera-se que indivíduos e organizações turcas não sejam alvo de sanções", disse uma fonte diplomática a Aydinlik.
Bandeira nacional turca tremulando na popa da fragata TCG Kemalreis (F-247) no porto de Haifa, Israel, 3 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Panorama internacional
Turquia adverte Grécia contra 'consequências' de 'aventura em nome de outros'
O site "Guerra e sanções", que se descreve como "o principal banco de dados de sanções impostas pelo ataque da Rússia à Ucrânia", diz que é apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia e pela Agência Nacional de Prevenção à Corrupção. Também apresenta listas de empresas e indivíduos "que já foram submetidos a sanções" e aqueles que "ainda não foram submetidos a sanções".
Entre outras coisas, o site lista estrangeiros que trabalham para empresas russas e empresas estrangeiras que têm ativos na Rússia e, portanto, devem ser alvo de sanções "por seu apoio à guerra da Rússia contra a Ucrânia".
Empresas subsidiárias de pelo menos três bancos turcos – Ziraat Bank, Isbank e Credit Europe Bank – estão na lista, entre milhares de outras entidades.
Kiev não comentou publicamente sobre a reação turca até o momento, mas a Ucrânia pediu repetidamente a várias nações, incluindo os EUA e seus aliados na Europa e em outros lugares, para continuar aumentando a pressão das sanções sobre Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала