- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia adverte Grécia contra 'consequências' de 'aventura em nome de outros'

© AFP 2023 / Jack GuezBandeira nacional turca tremulando na popa da fragata TCG Kemalreis (F-247) no porto de Haifa, Israel, 3 de setembro de 2022
Bandeira nacional turca tremulando na popa da fragata TCG Kemalreis (F-247) no porto de Haifa, Israel, 3 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Nos siga no
A chancelaria turca emitiu "um aviso para a nossa vizinha Grécia" em meio a recentes tensões entre os dois países, que ambos integram a OTAN.
Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, advertiu a Grécia sobre as consequências de uma "aventura em nome de outros".
"Se você iniciar uma aventura em nome de outros, você sofrerá as consequências, como o fez no passado. Isto é um aviso para a nossa vizinha Grécia", apontou o chanceler turco, citado na segunda-feira (12) pela agência turca Anadolu. Ele falou em um simpósio em Ancara, Turquia, que comemorava a Batalha de Sakarya turco-grega de 1921, que terminou em vitória turca.
Os dois Estados-membros da OTAN têm estado em várias ocasiões ao longo das décadas à beira de um conflito armado por disputas territoriais, especialmente após a anexação turca do norte do Chipre em 1974.
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan durante uma coletiva de imprensa após a cúpula do G20 em Roma, Itália, 31 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Panorama internacional
Erdogan fala sobre 'superioridade' da Turquia sobre a Grécia
Uma nova onda de tensão irrompeu em 23 de agosto quando baterias antiaéreas gregas, segundo o Ministério da Defesa turco, apontaram seus mísseis para dois aviões de guerra turcos. A Grécia nega isso. Ancara advertiu Atenas que pagará um preço pesado se for mais longe.
Hulusi Akar, ministro da Defesa da Turquia, pediu à OTAN que tomasse uma posição objetiva sobre o incidente. Por sua vez, Nikos Dendias, ministro das Relações Exteriores da Grécia, enviou cartas a Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), e a Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, avisando de uma ameaça de conflito grave com a Turquia por declarações provocatórias de políticos turcos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала