- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Polônia planeja exigir da República Tcheca devolução de seus antigos territórios

© AP Photo / Markus SchreiberO presidente polonês, Andrzej Duda, fala durante coletiva de imprensa após uma reunião extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bruxelas, Bélgica, 24 de março de 2022
O presidente polonês, Andrzej Duda, fala durante coletiva de imprensa após uma reunião extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bruxelas, Bélgica, 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2022
Nos siga no
O governo polonês pode apresentar proximamente reivindicações territoriais à República Tcheca, diz a edição Rzeczpospolita.

"Praga deve devolver a Varsóvia exatamente 368.44 hectares. Trata-se da compensação pela divisão da fronteira entre a Polônia e a Tchecoslováquia, desfavorável para a Polônia, efetuada nos anos 1950", diz a publicação.

Ao mesmo tempo, o eurodeputado polonês do partido Plataforma Civil, Jan Olbrycht, criticou a iniciativa.

"O momento em que se encontra a Europa e o mundo em meio ao conflito na Ucrânia não é oportuno para resolver disputas territoriais com os vizinhos", sublinhou o político.

Em resposta, o deputado do partido governista polonês Lei e Justiça, Jaroslaw Krajewsky, afirmou que "nunca haverá um momento oportuno para forçar a cumprir as exigências".
Soldados do Exército polonês em treinamento da OTAN perto de Varsóvia - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022
Panorama internacional
Polônia começa a se preparar para 'possível guerra contra Rússia', diz entidade militar
Como o artigo especifica, em 2005 o governo tcheco ofereceu à Polônia uma compensação financeira, tendo Varsóvia recusado.
Em 1958, foi efetuado um ajuste significativo da fronteira comum entre a Polônia e a Tchecoslováquia. Assim, as autoridades da República Popular da Polônia entregaram à Tchecoslováquia territórios com uma área de 1205.9 hectares, enquanto as autoridades tchecas cederam à parte polonesa apenas 837.46 hectares.
Anteriormente, Varsóvia exigiu que Berlim pagasse mais de um trilhão de dólares (R$ 5.2 trilhões) no âmbito das reparações pelos danos causados na Segunda Guerra Mundial. O representante oficial do Ministério das Relações Exteriores alemão, por sua vez, disse que a Alemanha considera o assunto fechado, já que em 1953 a Polônia abdicou de reparações futuras e depois várias vezes reiterou isso. Ao mesmo tempo, segundo a diplomacia alemã, Berlim não deixa de ser responsável politica e moralmente pela Segunda Guerra Mundial.
Líder do partido governista polonês Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski, 10 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022
Panorama internacional
Polônia exige reparação de US$ 1,3 trilhão da Alemanha pela 2ª Guerra Mundial
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала