- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia exige reparação de US$ 1,3 trilhão da Alemanha pela 2ª Guerra Mundial

© AFP 2023 / Janek Skarzynski Líder do partido governista polonês Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski, 10 de abril de 2020
Líder do partido governista polonês Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski, 10 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022
Nos siga no
A Polônia vai exigir da Alemanha 6,2 milhões de zlotys (R$ 7 trilhões) pelos danos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial, afirmou o chefe do partido governista Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski.
Há alguns anos, na Polônia começaram a apelar para que a Alemanha pagasse pelas reparações devido aos danos causados ao longo da Segunda Guerra Mundial. Depois, foi criada uma comissão parlamentar especial para avaliar a quantia da remuneração.
O governo alemão, por sua vez, tem repetidamente declarado que não tem planos de pagar reparações à Polônia, por já ter as pagado. Além disso, conforme as autoridades alemãs, não há razões para pôr em dúvida a recusa das reparações feita pela Polônia em 1953.

"A soma apresentada, que reflete o valor dos danos causados, corresponde a 6 trilhões e 200 bilhões de zlotys", disse Kaczynski, afirmando que "essa soma é absolutamente tolerável para a Alemanha".

O presidente polonês, Andrzej Duda, fala durante coletiva de imprensa após uma reunião extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Bruxelas, Bélgica, 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2022
Panorama internacional
Polônia se recusa a fornecer petróleo à Alemanha, diz mídia
Além disso, o político não exclui a possibilidade de a quantia ser aumentada como resultado de futuras pesquisas.
Ao mesmo tempo, Kaczynski salientou que "a Alemanha ainda não pagou completamente pelos seus crimes em relação à Polônia". Ele expressou a sua indignação pelo fato de muitos criminosos nazistas nunca terem sido punidos e até terem "ocupado altos cargos" na Alemanha pós-guerra.
O presidente do partido governista sublinhou que a apresentação do relatório sobre as reparações é "uma decisão de levantar a questão na arena internacional e, especialmente, nas relações alemão-polonesas".
O chanceler alemão, Olaf Scholz, durante coletiva de imprensa após encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, 15 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022
Panorama internacional
Polônia expõe 'tendências imperialistas' da UE e critica comportamento da Alemanha
"A Polônia deseja receber compensação por tudo o que o Estado alemão, junto com o povo alemão, fez à Polônia nos anos de 1939 a 1945", disse.
Nesse contexto, o analista russo Anatoly Kapustin, que é presidente da Associação Russa do Direito Internacional, disse à Sputnik que a Polônia não tem nenhum fundamento legal para exigir reparações da Alemanha, pois a questão já foi resolvida nos termos do direito internacional há muito tempo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала