- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

Lula oscila para 45% e Bolsonaro mantém 32%, diz Datafolha; Ciro tem 9% e Tebet, 5%

© AFP 2023 / Evaristo SáO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), em montagem de fotos (foto de arquivo)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), em montagem de fotos (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022
Nos siga no
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral, segundo novo levantamento do Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo.
O instituto aponta que Lula oscilou de 47% para 45%, enquanto Bolsonaro manteve seus 32% da pesquisa anterior, de duas semanas atrás.
Em seguida, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Os dois subiram seus patamares de intenções de voto. Ciro oscilou positivamente, pois estava com 7% no último levantamento, e Tebet cresceu três pontos percentuais.
Depois, com 1% cada, são citados Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo) e Pablo Marçal (PROS, que ainda está com a candidatura sub judice). Não pontuaram Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e José Maria Eymael (PDC), assim como Roberto Jefferson (PTB), que teve sua postulação impugnada nesta quinta-feira (1º).
Os pesquisadores ouviram 5.734 pessoas em 285 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O levantamento foi realizado após as entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional, na semana passada, e ao primeiro debate entre os presidenciáveis, promovido por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, no domingo (28).
Imagem de uma urna eletrônica no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), em Brasília, em 19 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Eleições 2022
Eleições 2022: eleitores não poderão levar celulares para cabine de votação

Votos válidos

De acordo com a pesquisa, Lula teria 48% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. Com isso, haveria um segundo turno, no dia 30 de outubro. Os votos válidos excluem os brancos e nulos.
Em 18 de agosto, o petista tinha 51% dos votos válidos.
Mulher apresenta título a mesário no Distrito Federal, em 7 de outubro de 2018.  - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2022
Notícias do Brasil
Por que as eleições deste ano podem ser as mais atípicas já vistas no país?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала