- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

Eleições 2022: eleitores não poderão levar celulares para cabine de votação

© Folhapress / Pedro LadeiraImagem de uma urna eletrônica no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), em Brasília, em 19 de setembro de 2018
Imagem de uma urna eletrônica no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), em Brasília, em 19 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Nos siga no
Determinação foi anunciada pelo TSE nesta quinta-feira (25). Medida visa reforçar o sigilo do voto e impedir coação de eleitores.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (25) uma nova determinação para as eleições de outubro. O órgão decidiu que eleitores não poderão entrar na cabine de votação portando celulares ou máquinas fotográficas.
Os aparelhos deverão ser deixados com mesários, junto com o documento de identidade, sendo devolvidos após a votação. Em caso de descumprimento, o mesário poderá acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, que poderá acionar a Polícia Militar.
Sessão de orientações sobre o uso correto da urna eletrônica e a importância do voto - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022
Notícias do Brasil
Primeiro debate presidencial não terá público no estúdio
A decisão foi tomada por unanimidade, em sessão administrativa no plenário do tribunal, e responde a um questionamento sobre o tema feito pelo partido União Brasil. A medida visa impedir a quebra do sigilo do voto e que eleitores sejam coagidos a votar em determinado candidato.
Na sessão, os ministros do TSE lembraram que o sigilo do voto está presente no artigo 312, do Código Eleitoral. O presidente do tribunal, o ministro Alexandre de Moraes, mencionou uma reunião realizada no dia anterior, com 37 comandantes da Polícia Militar, na qual foi discutida a segurança das eleições e a garantia de uma votação pacífica em todas as zonas eleitorais.
"Ontem (24) tivemos uma reunião com os 27 comandos das polícias militares de todos os estados e do Distrito Federal, e a questão do uso dos celulares e da coação no exercício do voto foi uma preocupação unânime", disse Moraes.
Em Fortaleza, no Ceará, uma pessoa acompanha a entrevista do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), no Jornal Nacional, 22 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022
Notícias do Brasil
Na TV, Bolsonaro diz que 'fez sua parte' na pandemia e respeitará urnas 'se eleições forem limpas'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала