- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia pode aderir à OTAN até o fim da operação especial, diz vice-primeira-ministra ucraniana

© AP Photo / Olivier MatthysJornalistas preparam microfones enquanto aguardam a chegada do chanceler ucraniano Dmitry Kuleba e do secretário-geral da ONU Jens Stoltenberg para a reunião dos ministros das Relações Exteriores na sede da aliança em Bruxelas, 7 de abril de 2022
Jornalistas preparam microfones enquanto aguardam a chegada do chanceler ucraniano Dmitry Kuleba e do secretário-geral da ONU Jens Stoltenberg para a reunião dos ministros das Relações Exteriores na sede da aliança em Bruxelas, 7 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Nos siga no
Kiev pode aderir à OTAN mesmo antes do fim da operação especial russa, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia Olga Stefanishina durante uma conversa com a edição ucraniana Evropeyskaya Pravda.

"Não quero entrar em pormenores, mas a janela em que pode ser tomada a decisão sobre nosso ingresso na OTAN pode se abrir mesmo antes do fim da operação", afirmou Stefanishina.

A política ucraniana lembrou que Kiev muitas vezes pediu para ingressar na aliança, enquanto agora "é Bruxelas que deve tomar a decisão".
Bandeiras dos países-membros da OTAN em Bruxelas, na Bélgica - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022
Panorama internacional
'Tentativas de incorporar a Ucrânia à OTAN foram provocação', afirma historiador norte-americano
Ao mesmo tempo, a vice-primeira-ministra não concordou com o argumento de acordo com o qual o país não pode ingressar na OTAN porque participa de um conflito armado e está envolvido em uma disputa territorial.

"Isso não é verdade. O ex-secretário-geral da OTAN [Anders Fogh] Rasmussen propôs fórmulas através das quais isso pode ser feito", salientou.

Assim, Anders Fogh Rasmussen sugeriu em janeiro apresentar à Ucrânia e à Geórgia o plano de ação para integrar a OTAN, apesar das disputas territoriais não resolvidas destes países. Segundo Rasmussen, deve ser usada uma cláusula, conforme a qual o artigo 5º do tratado da OTAN só se aplica aos territórios sob o controle de Kiev e Tbilisi.
De acordo com o artigo 5º, "a invasão armada de uma ou várias partes do país-membro do tratado será considerado um ataque contra o bloco em geral".
O então presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, durante discussão de um projeto para estabilizar a economia, em Moscou, em 10 de setembro de 1990 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Panorama internacional
Gorbachev recebeu a promessa de não expansão da OTAN, seu erro foi acreditar, diz ex-oficial dos EUA
Em julho, Rasmussen se tornou co-presidente do grupo de trabalho para elaborar garantias de segurança para a Ucrânia, junto com o chefe da administração ucraniana, Andrei Ermak.
Em dezembro de 2014, a Suprema Rada estabeleceu que a Ucrânia abandonava o status de país não-alinhado. Em fevereiro de 2019, o parlamento ucraniano aprovou emendas à Constituição, nas quais ficou estabelecido o objetivo de aderir à União Europeia e à OTAN.
Washington tem repetidamente declarado que a adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica hoje em dia não está em cima da mesa. Ao mesmo tempo, salientava-se que a OTAN nunca vai abdicar da política de "portas abertas".
A Rússia tem inúmeras vezes sublinhado que a Aliança Atlântica, desde a sua criação, é uma organização militar que visa o confronto. O porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov avisou que a futura expansão da OTAN não traria mais segurança para a Europa. Ao mesmo tempo, segundo as autoridades russas, uma eventual adesão da Suécia e Finlândia à OTAN não representa uma ameaça existencial para a Rússia.
Ex-chanceler Celso Amorim em sua residência no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Notícias do Brasil
Ucrânia: OTAN precisa de inimigos para existir e Rússia se sente eleita para isso, diz Celso Amorim
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала