- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Gorbachev recebeu a promessa de não expansão da OTAN, seu erro foi acreditar, diz ex-oficial dos EUA

© Sputnik / Sergei GuneevO então presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, durante discussão de um projeto para estabilizar a economia, em Moscou, em 10 de setembro de 1990 (foto de arquivo)
O então presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, durante discussão de um projeto para estabilizar a economia, em Moscou, em 10 de setembro de 1990 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Nos siga no
O ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, percebeu que era desnecessária a ameaça de "armagedom nuclear", mas seu principal erro foi não entender que qualquer acordo com Washington poderia ser descartado por um presidente seguinte, afirmou à Sputnik o ex-assistente do secretário do Tesouro dos Estados Unidos Paul Craig Roberts.

"Ele [Gorbachev] foi o melhor da geração mais jovem de membros do Partido Comunista que entendiam, como o [então] presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, a futilidade da Guerra Fria e a ameaça desnecessária do armagedom nuclear", disse Roberts, que serviu no governo Reagan.

Para ele, o ex-líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) também "entendeu que as repressões e as dificuldades dos anos soviéticos eram desnecessárias".

"Ele, com conselheiros, alguns dos quais eu conheci e entrei em discussões, tentou reformar o sistema soviético. Não há dúvida de que ele foi um grande homem e um líder sincero dos povos soviéticos", afirmou.

© Sputnik / Yuri AbramochinEntão secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, durante cerimônia de encerramento de encontro de alto nível em Genebra, na Suíça, em 16 de novembro de 1985
Então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, durante cerimônia de encerramento de encontro de alto nível em Genebra, na Suíça, em 16 de novembro de 1985 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, durante cerimônia de encerramento de encontro de alto nível em Genebra, na Suíça, em 16 de novembro de 1985. Foto de arquivo
O ex-oficial aponta que o ex-secretário de Estado James Baker "deu garantias a Gorbachev" de que, caso o ex-líder soviético permitisse a unificação da Alemanha, "a OTAN não se moveria um centímetro para o leste". "Não há dúvida sobre isso, apesar das negações dos neoconservadores americanos e dos funcionários do governo Clinton".
Gorbachev morreu em Moscou, aos 91 anos, nesta terça-feira (30), após "uma doença grave e longa", segundo o hospital no qual estava internado.
Sua morte gerou homenagens e lembranças de líderes mundiais, incluindo o presidente russo, Vladimir Putin, o presidente dos EUA, Joe Biden, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
Não há informações claras sobre o real estado de saúde de Gorbachev nas semanas que antecederam sua morte. Porém, no início do verão russo, circularam rumores de uma rápida deterioração em seu estado de saúde, que foram refutados pela Fundação Gorbachev.
© Sputnik / Sergei VelichkinO presidente russo, Vladimir Putin, e o ex-presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, durante um encontro no Kremlin, em 11 de de junho de 2002
O presidente russo, Vladimir Putin, e o ex-presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, durante um encontro no Kremlin, em 11 de de junho de 2002 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
O presidente russo, Vladimir Putin, e o ex-presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, durante um encontro no Kremlin, em 11 de de junho de 2002
Mikhail Gorbachev governou a URSS durante os últimos sete anos de existência do país, até sua dissolução em 1991. Nesse período, o país atravessou seus momentos geopolíticos mais importantes.
Foi durante o governo de Gorbachev que a Guerra Fria chegou ao fim, tropas soviéticas foram retiradas do Afeganistão e a própria URSS colapsou, evento que resultou na queda do Muro de Berlim, em 1989. Ele é considerado o arquiteto da "Perestroika", o projeto de reforma política e econômica da URSS.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала