- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden estende condolências pela morte de Gorbachev: 'Homem de visão notável'

© SputnikO presidente norte-americano, Joe Biden, com a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o presidente finlandês, Sauli Niinisto, durante declaração conjunta à imprensa após reunião na Casa Branca (foto de arquivo)
O presidente norte-americano, Joe Biden, com a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o presidente finlandês, Sauli Niinisto, durante declaração conjunta à imprensa após reunião na Casa Branca (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estendeu suas condolências à família e amigos do ex-presidente soviético, Mikhail Gorbachev, que morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos.

"Mikhail Gorbachev era um homem de visão notável. Quando chegou ao poder, a Guerra Fria havia durado quase 40 anos e o comunismo mais tempo ainda, com consequências devastadoras. Poucos oficiais soviéticos de alto nível tiveram a coragem de admitir que as coisas precisavam mudar. Como membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, eu o vi fazer isso e muito mais", disse Biden em comunicado.

Segundo o presidente norte-americano, Gorbachev, "como líder da URSS [União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas], trabalhou com o presidente [Ronald] Reagan para reduzir os arsenais nucleares de nossos dois países, para alívio das pessoas em todo o mundo que rezavam pelo fim da corrida armamentista nuclear".
Para Biden, o ex-líder soviético "abraçou as reformas democráticas após décadas de repressão política brutal".

"Acreditava na Glasnost e na Perestroika — abertura e reestruturação — não como meros slogans, mas como o caminho a seguir para o povo da União Soviética", disse Biden, acrescentando que esses foram atos de um "líder raro" que podia ver que um "futuro diferente era possível".

© Sputnik / Sergei GuneevO então secretário-geral da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, discursa no Comitê Central do Partido Comunista da URSS durante o 28º Congresso do partido, em Moscou, em 1º de julho de 1990
O então secretário-geral da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, discursa no Comitê Central do Partido Comunista da URSS durante o 28º Congresso do partido, em Moscou, em 1º de julho de 1990 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
O então secretário-geral da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, discursa no Comitê Central do Partido Comunista da URSS durante o 28º Congresso do partido, em Moscou, em 1º de julho de 1990
Biden afirmou ainda que o resultado do governo de Gorbachev "foi um mundo mais seguro e maior liberdade para milhões de pessoas".
"Enviamos nossas mais profundas condolências à sua família, a seus amigos e às pessoas em todos os lugares que se beneficiaram de sua crença em um mundo melhor", afirmou o presidente dos EUA.
O ex-chefe de Estado da União Soviética estava internado no Hospital Clínico Central de Moscou, onde deu entrada na segunda-feira (29) para fazer uma sessão de hemodiálise.
Segundo relatou o hospital a repórteres, "Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu nesta noite após uma doença grave e longa".
Não há informações claras sobre o real estado de saúde de Gorbachev nas semanas que antecederam sua morte. Porém, no início do verão russo, circularam rumores de uma rápida deterioração em seu estado de saúde, que foram refutados pela Fundação Gorbachev.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa durante debate da União Europeia (UE), em Estrasburgo,  na França, em 4 de maio de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Panorama internacional
Líderes europeus lamentam morte de Gorbachev: 'Abriu caminho para uma Europa livre'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала