- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líderes europeus lamentam morte de Gorbachev: 'Abriu caminho para uma Europa livre'

© AP Photo / Jean-Francois BadiasA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa durante debate da União Europeia (UE), em Estrasburgo, na França, em 4 de maio de 2022 (foto de arquivo)
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa durante debate da União Europeia (UE), em Estrasburgo,  na França, em 4 de maio de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Nos siga no
Líderes europeus prestaram suas homenagens e lamentaram a morte do ex-chefe de Estado da União Soviética (URSS) Mikhail Gorbachev, nesta terça-feira (30).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o ex-presidente soviético foi um "líder confiável e respeitado" e que suas ações abriram "caminho para uma Europa livre".
Mikhail Gorbachev era um líder confiável e respeitado. Ele desempenhou um papel crucial para acabar com a Guerra Fria e derrubar a Cortina de Ferro. Isso abriu caminho para uma Europa livre. Este legado não vamos esquecer. Descanse em paz, Mikhail Gorbachev.
© AP Photo / Ivan SekretarevEx-presidente soviético Mikhail Gorbachev
Ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev. Foto de arquivo
Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, escreveu que ficou triste ao saber da notícias, pois sempre admirou sua "coragem e integridade".
Estou triste ao saber da morte de Gorbachev. Sempre admirei a coragem e integridade que ele demonstrou ao levar a Guerra Fria a uma conclusão pacífica. Em uma época de agressão de Putin na Ucrânia, seu incansável compromisso com a abertura da sociedade soviética continua sendo um exemplo para todos nós.
© Sputnik / Aleksandr MakarovO então secretário-geral da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, recebe a então premiê do Reino Unido, Margaret Thatcher, em Moscou, 23 de setembro de 1989
O então secretário-geral da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, recebe a então premiê do Reino Unido, Margaret Thatcher, em Moscou, 23 de setembro de 1989 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
O então secretário-geral da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, recebe a então premiê do Reino Unido, Margaret Thatcher, em Moscou, 23 de setembro de 1989
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi outro a se manifestar em sua conta oficial no Twitter.
Mikhail Gorbachev foi um estadista único que mudou o curso da história. O mundo perdeu um líder global imponente, multilateralista comprometido e defensor incansável da paz. Estou profundamente triste com o seu falecimento.
Minhas condolências pela morte de Mikhail Gorbachev, um homem de paz cujas escolhas abriram um caminho para a liberdade para os russos. Seu compromisso com a paz na Europa mudou nossa história comum.
O presidente russo, Vladimir Putin, e o ex-presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, durante um encontro no Kremlin, em 11 de de junho de 2002 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Panorama internacional
Putin expressa 'profundas condolências' pela morte de Gorbachev
O presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdullah Shahid, também se compadeceu com o falecimento do ex-presidente soviético.

"Triste com a notícia do falecimento de Mikhail Gorbachev, o último presidente soviético e vencedor do Prêmio Nobel da Paz (1990), que embarcou em um caminho de reformas radicais que levaram a um fim não sangrento da Guerra Fria", disse ele em um comunicado.

© Sputnik / Yevgeny BiyatovO ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev durante lançamento de seu último livro, em Moscou (foto de arquivo)
Ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, durante lançamento de seu último livro, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
O ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev durante lançamento de seu último livro, em Moscou (foto de arquivo). Foto de arquivo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала