- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China anuncia que seus bombardeiros vão realizar patrulhas regulares em torno de Taiwan

© AFP 2023 / Hector RetamalHelicópteros militares chineses sobrevoam a ilha de Pingtan, um dos pontos mais próximos da China continental de Taiwan, na província de Fujian, 4 de agosto de 2022
Helicópteros militares chineses sobrevoam a ilha de Pingtan, um dos pontos mais próximos da China continental de Taiwan, na província de Fujian, 4 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022
Nos siga no
Bombardeiros estratégicos do Exército de Libertação Popular (ELP) da China vão realizar missões regulares de patrulhamento ao redor de Taiwan, disse o porta-voz da Força Aérea chinesa.
O porta-voz da Força Aérea chinesa, Shen Jinke, lembrou que os bombardeiros estratégicos do ELP realizaram inúmeras operações perto de Taiwan nos últimos anos.
"Bombardeiros H-6K, juntamente com caças, aeronaves de reconhecimento, de detecção remota por radar e aviões reabastecedores, continuarão realizando essas operações", disse Shen Jinke ao South China Morning Post. O porta-voz fez a declaração no último domingo, 28 de agosto, em uma coletiva de imprensa realizada no salão de aviação na cidade de Changchun, nordeste da China.
Por sua vez, o Ministério da Defesa de Taiwan revelou que as Forças Armadas de Taiwan registraram a aproximação de 37 aviões e oito navios do Exército chinês à ilha.
"A partir das 17h00 [horário local] de 29 de agosto, as Forças Armadas de Taiwan registraram as atividades de 37 aeronaves e oito navios do Exército de Libertação Popular da China no espaço marítimo e aéreo perto de Taiwan", segundo o relatório.
Caça furtivo J-20 do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, em 28 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022
China confirma produção em massa e equipa 8ª brigada com novos caças furtivos J-20, diz mídia
Nota-se que 12 aeronaves cruzaram a chamada "linha mediana" do estreito de Taiwan, incluindo oito caças Su-30, dois J-11 e dois J-16.
De acordo com a entidade militar, Taiwan enviou uma patrulha aérea para monitorar a situação, emitiu alertas de rádio e também implantou sistemas de mísseis antiaéreos.
No domingo, foi relatado que dois navios da Marinha dos EUA passaram pelo estreito de Taiwan, tendo o Exército de Libertação Popular chinês sido colocado em alerta para impedir qualquer possível provocação durante a passagem dos dois cruzadores. É o primeiro episódio militar desde o aumento da tensão entre Washington e Pequim após a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha.
A China, que considera Taiwan uma de suas províncias, condenou a visita, interpretando-a como apoio ao separatismo taiwanês, e organizou exercícios militares de grande escala.
Destróier Hefei da classe 052D da Marinha chinesa (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2022
Panorama internacional
Ministério da Defesa de Taiwan diz que China posicionou 8 navios e 23 aviões perto da ilha
Na última quinta-feira (25), uma delegação dos EUA liderada pela senadora Marsha Blackburn chegou a Taipé, vendo sua visita como uma mensagem à China.
Esta é a nona delegação dos EUA a viajar para a ilha este ano e a quarta no mês passado.
As ligações entre Pequim e Taipé foram cortadas em 1949, depois que as forças do partido nacionalista Kuomintang, liderados por Chiang Kai-shek, sofreram uma derrota na guerra civil contra o Partido Comunista da China e se mudaram para Taiwan.
As relações entre Taiwan e a China continental foram restabelecidas apenas em nível comercial e informal no final da década de 1980.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала