- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia chinesa revela intenções dos EUA com nova embaixada no Ártico

© Foto / Marinha dos EUAMarinheiro estadunidense no mar de Beaufort, no Ártico
Marinheiro estadunidense no mar de Beaufort, no Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2022
Nos siga no
O Departamento de Estado dos EUA comunicou que o presidente norte-americano, Joe Biden, nomeará um embaixador para o Ártico a fim de lidar com questões de "segurança nacional, meio ambiente e desenvolvimento no extremo norte".
Após o anúncio do governo norte-americano, a imprensa estatal chinesa apontou algumas razões que explicam o interesse dos EUA na região. De acordo com o Global Times, Joe Biden está "de olho na intensificação da luta geopolítica com a Rússia".
A publicação aponta que na medida em que o aquecimento global acelerou o derretimento do gelo, o Ártico se tornou estrategicamente importante com a criação de novas rotas marítimas, que precisam ser vigiadas militarmente.
A imprensa chinesa entende que o Ártico "será uma área-chave para a rivalidade global no futuro, o que explica as razões pelas quais os EUA aumentaram os esforços para melhorar a coordenação com seus aliados na região".
"No entanto exaltar a presença da China e da Rússia faz parte das tentativas mal-intencionadas do Ocidente liderado pelos EUA de retratar a China e a Rússia como ameaças estratégicas juntas, com o objetivo de influenciar os Estados do Ártico com essa imagem, mas isso é uma distorção completa da política e dos objetivos da China no Ártico", afirma a publicação.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante reunião com autoridades eleitas estaduais e locais sobre cuidados de saúde reprodutiva, na Sala Roosevelt da Casa Branca, em 26 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022
Panorama internacional
Biden eleva engajamento dos EUA no Ártico e anuncia novo posto de embaixador-geral para região
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em breve nomeará um embaixador "que se envolverá com outras nações do Ártico, grupos indígenas e outras partes interessadas", disse o governo dos EUA na sexta-feira (26).
"A decisão de Washington veio depois que a Rússia aumentou sua presença perto do Polo Norte com submarinos e aviões de guerra, enquanto a China construiu estações de pesquisa no Ártico", afirma a mídia chinesa.
"Um Ártico em mudança certamente afetará o cenário geopolítico, pois se tornou um novo lugar para a rivalidade entre as principais potências no futuro", disse Cui Hongjian, especialista em relações internacionais consultado pelo Global Times.
A principal prioridade de Washington para essa região agora é como responder às crescentes atividades de Moscou. Além de sua presença militar, assumir o controle de futuras rotas de navegação na região se tornará um foco importante.
Soldado russo atira por trás de pneus empilhados durante exercício tático na região de Primorie, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2022
Panorama internacional
Com Índia, China e Rússia, 50 mil soldados participarão de exercícios militares de Vostok
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала