- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Portugal é contra a proibição da entrada de russos na UE

© Sputnik / Aleksei KudenkoIlustração de passaporte russo
Ilustração de passaporte russo - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Nos siga no
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal manifestou-se contra a proibição de entrada de turistas russos na União Europeia (UE).
De acordo com uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal ao portal ECO (Economia On-line), o país é contra as proibições de ingresso de turistas russos na UE.
O governo português apontou que "ainda participará da discussão sobre o assunto em 31 de agosto", ao lado de outros países do bloco.
"Portugal acredita que o principal objetivo do regime de sanções deve ser punir a máquina de guerra russa, e não o povo russo", disse um representante do ministério.
Alguns países da UE, incluindo a República Checa, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia, Polónia e Holanda, limitaram a emissão de vistos a cidadãos russos.
Os pedidos vêm aumentando para que a Comissão Europeia proíba a entrada de turistas russos na área sem fronteiras da UE em resposta à operação especial russa na Ucrânia.
Passaporte russo sobre rublos (imagem de referência)  - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2022
Panorama internacional
Alemanha avalia possível proibição de vistos da União Europeia para russos
A França e a Alemanha até agora se recusaram a apoiar o Báltico e alguns países da Europa Central por sua iniciativa, citando o princípio da liberdade de viagem. O assunto estará na agenda da próxima reunião ministerial da UE, que acontecerá em Praga nos dias 30 e 31 de agosto.
Nesta semana, o chanceler alemão Olaf Scholz disse que "é difícil imaginar" que os vistos para russos sejam proibidos. Enquanto isso, políticos da Estônia e da Finlândia ecoaram a exigência de Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, de parar de emitir vistos de turista para todos os russos.
Moscou chamou a medida proposta de "delirante" e "irracional" e disse que a ideia lembra os sentimentos que foram ouvidos "literalmente 80 anos atrás de certos países no coração da Europa", como afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
A representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, também apontou que uma proibição completa de vistos para viajantes russos iria contra as próprias regras e obrigações da UE, que afirmam que a entrada no bloco não pode ser negada com base na nacionalidade.
Em Moscou, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, fala durante coletiva semanal, em 21 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Panorama internacional
MRE russo diz que farsas ocidentais sobre Grupo Wagner buscam desacreditar Rússia na África
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала